
Mais buscados: MEI credito SEI boas praticas consultoria

Miriam de Lourdes Menezes da Silva
Gerência de Soluções
Um dos grandes desafios para o Microempreendedor Individual (MEI) é conseguir administrar sozinho os vários aspectos de sua empresa. Como ele normalmente trabalha por conta própria, precisa prestar atenção a vários quesitos para que seu negócio dê lucro e siga se desenvolvendo. Um dos itens mais importantes para qualquer empresário é controlar suas finanças. Estudar e procurar conhecer cada vez mais sobre esse quesito é essencial para que o negócio tenha sustentabilidade. Portanto, se o empreendedor quer realmente ter resultados positivos, é essencial começar a estruturar seus controles financeiros.
São vários os conceitos, técnicas e ferramentas que o microempreendedor individual pode utilizar em seu negócio sem ter que recorrer a terceiros e sem gastar mais com isso.
A primeira dica é fazer um controle básico de entradas e saídas. Muita gente utiliza um caderno comum, mas a sugestão é que o empreendedor adquira um livro-caixa, que tem espaços adequados para registro das movimentações da empresa e ainda fornece o saldo do dia, que é uma informação importante.
Também não é indicado o empresário misturar as contas pessoais com as da empresa. Para isso, é essencial que se defina um patamar de gastos pessoais separados das contas do negócio e então definir um pró-labore para o empreendedor. Desta forma, ele poderá identificar efetivamente qual é o lucro do empreendimento – e este deve ser separado em parte para reinvestimento no negócio e parte que será revertido ao proprietário como distribuição de lucros.

No campo das despesas, há diversas maneiras de otimizá-las por meio de planilha eletrônica, de forma que o empresário possa saber se elas estão crescendo ou diminuindo, e, assim, buscar um ponto de equilíbrio.
A atenção aos custos de produção é igualmente importante, e o empreendedor pode ter esse controle por meio de uma ficha técnica e também pela técnica de Estoques Totais + Compras – Estoque Final.
Duas ferramentas são muito importantes para o controle de qualquer empresa. Uma delas, que segue o conceito econômico, é o Demonstrativo de Resultados. Outra, no campo do conceito financeiro, é o Fluxo de Caixa.
Por fim, o MEI não precisa comprar nenhum sistema complexo e caro para controle, mas pode usar planilhas no próprio computador, que trazem como benefício extra o fato de que, fazendo tais controles, o empresário ganha um conhecimento aprofundado do próprio negócio.
Estas são apenas algumas dicas rápidas de controles financeiros que o MEI poderá encontrar na videoaula “Meu Negócio em Dia – Finanças”. Disponível gratuitamente no site do Sebrae RS tira dúvidas em um formato de bate-papo bastante descontraído.
Apresentar dicas e informações sobre gestão financeira para o Microempreendedor Individual através de um bate-papo com empresária.
Quer aprender mais?
Assista aqui:“Meu Negócio em Dia – Finanças”
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.