
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

SEBRAE RS
Redação
O mercado até pode ter perdido uma assistente social, mas o mundo da criação em acessórios ganhou uma empreendedora feliz e sempre disposta a crescer e buscar novas capacitações. Luciana Rabello, criadora da marca autoral Pimenta Mimosa, optou pelo empreendedorismo como uma alternativa de vida e não apenas para ter uma fonte de renda extra. “A Pimenta é como uma filha e eu amo o que faço”, conta entusiasmada. A paixão surgiu por acaso, quando ela fazia a segunda especialização em assistência social e começou a usar brincos feitos à mão a partir de botões forrados com diferentes cores e estampas. O sucesso entre amigas e colegas do posto de saúde deixou Luciana animada e ela começou a vender alguns acessórios.

Logo surgiu o convite para participar de uma feira de artesanato e mesmo sem ter uma estrutura montada, Luciana foi em frente com a ajuda da família. Formalizou-se como microempreendedora individual (MEI), criou a marca, o irmão fez a logomarca, a irmã tratou de divulgar pelas redes sociais e a tia e a mãe se esmeraram para ajudar na produção. Sucesso de público e crítica. A partir daí, os convites só aumentaram e ela se deu conta que empreender era o seu destino. A vida como assistente social ficou para trás e Luciana procurou aprimorar o negócio. Ela já esteve entre as 26 mentoradas do projeto Afromentoring, realizado pela Rede Brasil Afroempreendedor e, pelo Grupo Mulheres do Brasil, fez consultoria de gestão financeira com o Sebrae RS e agora recebe consultoria da organização em gestão de planejamento. A empreendedora quer também precificar melhor seus produtos.
“Faço tudo sozinha, então é preciso buscar apoio para ser bem-sucedida”, diz. “Com a consultoria, estou conseguindo ampliar meu olhar sobre a marca”, destaca. E com esta postura, Luciana faz planos para um futuro próximo. A Pimenta Mimosa completará quatro anos em outubro e, entre outras iniciativas, ela pensa em vender seus acessórios por e-commerce e participar de mais eventos itinerantes. “Não quero deixar a marca em um só lugar, quero que seja conhecida por mais pessoas”.
Microempreendedor Individual
Ser microempreendedor individual pode trazer grandes desafios, mas isso não significa que você precisa enfrentá-los sozinho. Seja qual for a área do seu negócio que precisa melhorar, no Sebrae RS você vai encontrar a solução certa. Descubra como conquistar ainda mais com a sua empresa, acessando o link: https://sebraers.com.br/sou-mei/.
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.