
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas Consultoria

Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
Concretizar uma venda na loja é mais do que entregar um produto: é uma experiência crucial para que o cliente decida voltar à sua loja no futuro. Por isso, agregar valor ao ponto de venda é fundamental. Algumas medidas podem atrair e fidelizar clientes, fortalecendo sua posição no mercado.
Investir em treinamento dos vendedores é fundamental. Eles precisam conhecer bem os produtos e ir além: ser capazes de captar as necessidades dos clientes para garantir que eles saiam da loja seguros e satisfeitos com o investimento que acabaram de fazer. Como explica Ademir Deitos, presidente da Redlar, o perfil da equipe mudou nos últimos anos: “Antigamente, os funcionários eram apenas tiradores de produtos. Agora, investimos em uma equipe que se envolva com a compra do cliente”.
Ativa desde 2005, a Redlar é uma rede de cooperação entre lojistas do mercado moveleiro gaúcho, através de associações. Além do treinamento, a rede aposta em planejamento do layout do ponto de venda, fachadas e vitrines padronizadas, climatização de ambientes e iluminação diferenciadas. Criar um ambiente agradável e bem organizado melhora a experiência de compra do cliente.

É importante reconhecer que os compradores hoje têm muito mais acesso a informações e buscam produtos que sigam tendências de design e tecnologia. O setor moveleiro atualmente é muito mais dinâmico, aproximando-se da dinâmica de lançamentos do setor da moda. “O público quer a novidade, não podemos mais ficar com o mesmo produto por um ano no mostruário. A troca deve ser de trimestral”, recomenda Deitos. O ponto de venda precisa, portanto, refletir a velocidade das transformações do setor – não pode ficar parado no tempo.
Agregar valor ao ponto de venda portanto, pode ser um trunfo para fidelizar clientes e ganhar mercado, mesmo em tempos de crise, como exemplifica o presidente da Redlar: “As nossas lojas mais bem geridas, com maior valor agregado, tiveram um crescimento de vendas em 2016, em um período em que está todo mundo vendendo menos”.
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.