
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Miriam de Lourdes Menezes da Silva
Gerência de Soluções
Quem tem o espírito do empreendedorismo é impulsionado por aquela vontade de criar e tocar um negócio. Muitas vezes, por necessidade, o início de um MEI (microempreendimento individual) é informal, sem que ele esteja registrado oficialmente dentro dos trâmites e canais competentes. Mas sempre chega aquele momento em que é necessário formalizar a empresa para que os negócios possam crescer e para evitar problemas legais. Aí é que entram os benefícios da formalização.
A abertura de um MEI já traz vantagens, tais como isenção total de taxas, processo feito inteiramente pela internet e rapidez para conseguir o CNPJ, que fica pronto em minutos. Com o CNPJ em mãos, o empreendimento passa a existir oficialmente, permitindo fazer transações comerciais de compra e venda de produtos com emissão de notas fiscais e até participar de licitações.
Na administração do dia a dia da empresa, também há muitos benefícios, como tributação simplificada e reduzida. As contribuições são fixas, sendo 5% do salário mínimo para a Previdência Social; R$ 1,00 para ICMS (para comércio, indústria e transporte intermunicipal ou interestadual); ou R$ 5,00 de ISS para prestadores de serviços.

A formalização como MEI também traz acesso à Previdência Social, pois o microempreendedor individual e seus familiares podem gozar dos benefícios como licença-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão, por exemplo. Mas isso desde que pague o DAS em dia e cumpra o prazo de carência para cada benefício.
Ser um MEI formalizado também permite isenção da escrituração fiscal e contábil, ou seja, não é necessário ter um contador, e abre possibilidades de acesso a crédito com taxas diferenciadas.
Outro ponto positivo é que é permitido ao MEI ter um empregado registrado, que deverá receber o piso da categoria, ou, na falta deste, um salário mínimo. Os benefícios a serem pagos ao empregado também são reduzidos, representando 3% do salário para INSS e 8% do FGTS.
Ou seja, sair da informalidade abre novas oportunidades para o seu negócio e benefícios que podem dar mais segurança para você tocar sua atividade. E você pode saber mais sobre isso no vídeo online “O que o MEI Quer Saber – Benefícios da Formalização”.
Responder dúvidas que o microempreendedor individual possui a respeito dos benefícios existentes após a formalização como MEI.
Saiba mais
Acesse gratuitamente aqui: “O que o MEI Quer Saber – Benefícios da Formalização”
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.