Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Finanças

Finanças

Cinco dicas financeiras para quem está abrindo uma empresa com pouco dinheiro

atualizado em: 28/02/20
Augusto Martinenco

Augusto Martinenco

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Dicas para quem precisa superar a necessidade de capital para a abertura de uma empresa

Mesmo com pouco dinheiro, é possível dar o passo inicial para empreender. Recursos financeiros são importantes para dar velocidade e consistência durante a implantação de um novo negócio, mas nem sempre eles precisam vir de instituições financeiras. Veja dicas para quem precisa superar a necessidade de capital para a abertura de uma empresa:

1-Busque parcerias: existem muitas formas de otimizar os investimentos iniciais no negócio. Acordos de comodato e permuta podem diminuir a necessidade de desembolsar recursos no início da operação. Outra forma de minimizar as despesas (pelo menos inicialmente) é compartilhar espaços com outras pessoas e empresas. Ambientes de coworking podem ser uma boa opção.

2-Trabalhe os prazos: quanto maior for a distância entre o prazo de pagamento e o prazo de recebimento na sua empresa, mais necessidade de capital de giro você terá. Busque estratégias que compatibilizem esses prazos. Por exemplo, se der 60 dias para o seu cliente pagar, você precisará negociar um prazo parecido com o fornecedor, antecipar o recebimento (com custo adicional) ou providenciar recursos.

3-Erre rápido e barato: você não tem tempo e nem dinheiro para desenvolver produtos e serviços que ficarão prontos somente depois de muitos processos de checagem e validação. Por isso, ao longo do processo de prototipagem e/ou validação do negócio, permita que clientes e parceiros testem seus produtos ou serviços (mesmo que não estejam 100% prontos). Será muito mais rápido e menos custoso.

4-Acione o seu networking: é necessário criatividade para divulgar a sua empresa e se comunicar com seu cliente. Utilize a sua rede de contatos para divulgar os produtos e serviço que você está colocando no mercado. Chame seus amigos e familiares para testarem seus produtos e peça dicas. Eles podem ajudar a adequá-lo ou melhorá-lo. Transforme seus amigos em embaixadores da sua empresa. Pense em disponibilizar bônus e códigos promocionais para seus amigos enviarem para os amigos deles, divulgando sua empresa. O boca a boca é uma poderosa ferramenta de divulgação.

5-Reinvista os resultados: é fundamental reinvestir os primeiros resultados financeiros para potencializar o crescimento do negócio. Se a empresa tem pouco dinheiro em caixa, não caia na tentação de distribuir as sobras e dividendos. É com estes recursos que você fará frente aos desafios de giro e colocará em prática as estratégias de expansão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: