Mais buscados: MEI CREDITO sei Boas Praticas consultoria
Rodrigo Baierle Silva
Gestor dos Projetos de E-commerce SEBRAE RS
Preparamos 10 dicas especiais para você que tem ou pensa em abrir um e-commerce:
A primeira reflexão é quem vai comprar o meu produto? Se a sua resposta for todo mundo que tenha interesse, já começamos com dificuldades, pois correrá o risco de concorrer diretamente com grandes empresas e ser somente mais uma loja virtual. O segredo é definir o seu caminho, vender produtos que atendam a necessidade de um público muito bem definindo. Ex: Comercializar camisas diversas de futebol, para fãs do esporte e que são colecionadores.
Após ter claro o seu caminho no e-commerce, é fundamental a escolha dos canais que sua marca estará presente, levando em conta qual a participação do seu público-alvo em cada mídia online disponível (Rede social, site, blog e etc.). Não gaste tempo e dinheiro só para estar presente em canais que não geram resultados para o seu negócio.
Na hora de contratar e/ou desenvolver a loja virtual, faça a seguinte reflexão: Qual será a sua função no processo de venda? Te respondo: Não pode em hipótese alguma dificultar a compra, o seu papel é simplificar e agregar valor na experiência do cliente com a marca.
Na maioria dos casos um site funcional (Que não trave), tenha um bom leiaute, certificado de segurança e principalmente seja responsivo (se ajuste as telas de Smartphone, tablet e computador), lhe atenderá perfeitamente.
Já pensou vender e não ter o produto para entregar? Para que isso não aconteça é fundamental a definição de como será formado o estoque, levando em conta o custo X benefício: O estoque será de parceiros? Manterá a quantidade mínima? Terá a matéria-prima e após a venda confecciona o produto? Será misto, um pouco com a empresa e o restante com o parceiro? Trabalhe com o formato que lhe oportunize o melhor gerenciamento, sem comprometer custos e qualidade do produto.
Aqui está o tendão de Aquiles de muitas empresas que expõem seus produtos em e-commerce e Redes Sociais. Você pode ter o produto ideal para o seu cliente, mas se ele não enxergar isso, não venderá! A criação do conteúdo (Fotos, imagens e texto) deve ser feita com muita atenção, abordando sempre os benefícios do produto, para que ganhe destaque, agregue valor a proposta e cumpra o seu papel estimulando a compra.
Um ponto muito crítico para o e-commerce é a logística, então gerencie o que está sob sua responsabilidade.
#Atenção: Tempo de entrega informado no site. Receber o produto após o prazo previsto gera uma imagem negativa da empresa. Ação: Se o problema estiver na logística, faça contato com o cliente e informe a dificuldade, seja transparente e demostre a sua preocupação.
#Atenção: Como o seu produto está chegando no cliente? Não deixe todo o trabalho feito de divulgação e relacionamento com o cliente ir por água abaixo, pela apresentação do produto em sua entrega. Ação: Faça pós-venda, saiba em quais condições o seu produto chega ao cliente, caso esteja abaixo da expectativa tome medidas para resolver.
Por mais que o e-commerce tenha o viés digital, são pessoas que compram e vendem produtos através de uma plataforma online. Utilize os canais de interação, Chat. E-mail, WhatsApp, telefone e etc. para demostrar o cuidado que os colaboradores da empresa, possuem com os seus clientes, isso aproxima e fortalece o relacionamento com a marca.
Faça pelo cliente algo que ele não espere: Mande um cartão escrito à mão agradecendo a compra; ligue no dia do seu aniversário; dê um brinde personalizado; faça uma embalagem que o encante; faça um desconto inesperado. Seja criativo!
São muitas as opções de compra que possuímos na internet, então quando algum cliente seu reclamar, escute com atenção. Seria mais fácil e desastroso reclamar direto nas redes sociais. Agradeça e avalie se consegue resolver o problema, caso sim você ganhará a confiança do cliente.
O tema e-commerce é repleto de conteúdo e com rápida frequência aparecem inovações e novas informações que o empresário do ramo deve estar atento, pois afetam diretamente a operação e sucesso do negócio.
Quer saber mais sobre E-commerce? Acesse:
E-book – Como montar uma Loja Virtual
Pesquisa – Pesquisa Nacional do Varejo Online
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.