Concluí que se eu continuasse a fazer as mesmas coisas, meus resultados não seriam os mesmos, como muitos dizem por aí. Não, eles seriam ainda menores
Em um mercado complexo como o de moda, as cinco estratégias da venda inteligente poderão ser de extrema valia para você, ainda mais se você enfrenta – ou se não quer enfrentar – situações semelhantes às que eu já experimentei anos atrás, tais como:
- Anda cansado de se empenhar muito e não colher resultados proporcionais ao seu esforço;
- Falta tempo para curtir sua família e amigos, pois o trabalho parece consumir toda sua vida;
- Já pensou em desistir e, às vezes, pensa ser a origem do problema;
- Não aguenta mais ouvir o cliente dizer: “Só vou dar uma olhadinha”;
- Atende clientes que reclamam do preço;
- Não encontra caminhos para aumentar sua renda;
- Quer fazer algo para evoluir, mas não tem ideia de por onde começar.
Depois de anos passando por situações como essas, foi num final de ano, enquanto eu fazia o fechamento anual da minha empresa, que percebi que o resultado tinha sido semelhante ao de cinco anos atrás. Então concluí que se eu continuasse a fazer as mesmas coisas, meus resultados não seriam os mesmos, como muitos dizem por aí. Não, eles seriam ainda menores, pois meus concorrentes estavam crescendo e fazendo coisas diferentes e melhores.
A partir dai comecei a reescrever minha história para que ela não se voltasse mais contra mim. E foi nessa época que comecei a desenvolver o método da venda inteligente, com cinco principais estratégias que descrevo brevemente aqui:
- Adaptar-se ao que não muda – vejo pessoas reclamando do trânsito, dos clientes, do clima e até mesmo de ter que atingir metas, além de diversas situações externas que não irão mudar. Sendo assim, a dica aqui é usarmos mais a inteligência para identificarmos situações às quais devemos nos adaptar e não perder energia lutando contra elas.
- Lidar com situações de pressão – assim como uma tempestade, períodos turbulentos em nossas vidas dificilmente chegam de uma hora para outra. Os fatos vão acontecendo, a pressão aumentando e nós vamos nos adequando. Porém, chega um momento que a sobrecarga fica insustentável e a qualidade de nossas decisões diminui, afetando nossos resultados. Em outras palavras, as respostas e o caminho estão lá, mas não conseguimos enxergar, pois dentro da tempestade reagimos e dificilmente planejamos.
- Rever e planejar seu trabalho com frequência – muitos não percebem a necessidade de rever suas maneiras de trabalhar porque os baixos resultados das pessoas com quem convivem transmitem uma falsa sensação de que elas próprias estão indo bem. Pior que isso é quando aprendemos a trabalhar com as pessoas erradas ou quando o melhor profissional de vendas da empresa é mediano. Ou seja, as referências são baixas. Todo final de ano olho para trás e penso: não é possível que não haja maneiras mais fáceis de fazer o que faço para ganhar mais tempo e ser mais eficiente. Isso me faz aperfeiçoar meu sistema de trabalho constantemente.
- Transformar repetição de falhas em novos atalhos – algumas vezes as pessoas não percebem seus erros, por isso não se arrependem e não corrigem os mesmos. Conheço vendedores que, quando não vendem bem, acusam o mercado e culpam a concorrência. Quando vendem bem, o mérito é todo deles. Então eu pergunto: quantas vezes você pode errar na mesma coisa? O passado nos ensina a construir o futuro. Se a história se repete contra seus resultados, mude os personagens e o cenário.
- Treinar para transformar o difícil em fácil – clientes são difíceis quando não treinamos. Negociações são complexas porque não treinamos. Então identifique alguns pontos onde você precisa melhorar e busque maneiras para treinar. Uma maneira de treinar é gravar suas reuniões de vendas. Depois ouça-as e identifique as oportunidades de melhoria. Sendo assim, a excelente notícia é que você tem a possibilidade de mudar o que quiser. Pode tomar novas decisões e mudar os critérios de suas escolhas. Afinal, você não é um passageiro de sua vida, você é o motorista dela! Você é livre para virar a direção para novas estradas. Boa viagem!