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Luciana Ludwig
Diretora da Plexo Arquitetura Estratégica
Se você tem uma empresa, é bem provável que, assim como outros empresários, tenha sentido os efeitos da crise em suas vendas. Por isso, hoje vamos falar de arquitetura comercial e o impacto positivo que ela pode causar nos negócios.
A combinação de ambiente agradável, ponto de venda (PDV) organizado e preço atrativo tem um forte poder de influência na decisão de compra do “shopper”. A arquitetura comercial trabalha com cores, iluminação, disposição de móveis e toda a ambientação física, com o objetivo de constituir uma identidade visual, a ponto de gerar identificação de marca na mente do consumidor, aumentando a confiança e influenciando no desejo de consumo.
O QUE VAI ALÉM DA ESTÉTICA E NINGUÉM TE CONTOU
Renovar o visual da loja é muito importante, uma vez que a influência estética no comportamento do consumidor pode ser tanto positiva quanto negativa. Porém, além da estética como influenciadora direta na decisão de compra, temos um importante sistema de informações que antecedem o lançamento do projeto para varejo que dará o norte na potencialização das vendas em seu estabelecimento, como:
Este sistema, ao qual chamamos arquitetura estratégica, otimiza o espaço de vendas e cria fluxos e expositores adequados para que os produtos de maior giro e /ou maior margem de lucro estejam posicionados adequadamente e da forma que vendam mais. Chamamos esta etapa de MAPAS DE CALOR. É extremamente útil para setores onde se utiliza a exposição por categorias, como no caso de minimercados, supermercados, padarias etc. Em uma segunda etapa, utilizamos os PLANOGRAMAS, que são a representação gráfica do posicionamento e quantidades, o espaçamento e o posicionamento dos produtos, seu sortimento ou a categoria que ocupará no ponto de venda. Eles podem ser sazonais, criando um calendário promocional e indicando qual a melhor distribuição de produtos em datas especiais.
Todas essas técnicas de projeto permitem a visibilidade para os produtos certos, e é um erro acreditar que os produtos mais baratos devem ter preferência na exposição. Nem sempre os itens de menor custo são os mais procurados ou mais vendidos. Além disso, geralmente trazem margem de lucro baixa e não incrementam o valor de ticket médio.
Análises de performance de vendas e lucratividade podem ajudar a identificar quais produtos merecem destaque na prateleira. Esse destaque só acontecerá se a localização for realmente relevante, ou seja, em um corredor com alto fluxo, no lado mais frequentado, na área da gôndola com maior tempo de permanência das pessoas.
QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?
Nem sempre é o bastante possuir a melhor equipe de trabalho ou investir em grandes estratégias de propaganda e marketing. Como vimos, o layout da loja e a experiência do cliente ao passar pelos corredores fazem toda a diferença.
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