
Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas Consultoria

Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
A conta é bem simples: divida o volume de vendas do dia, semana ou mês pelo número de clientes do período. Esse valor é o ticket médio do seu estabelecimento. Para que ele se transforme em uma ferramenta útil para o seu negócio, é importante observar sua evolução ao longo do tempo. Conhecer dados do seu mercado de atuação ajuda a entender se sua performance está acima, abaixo ou dentro da média.
Existem estratégias para ganhar lucratividade no ticket médio. Confira abaixo algumas dicas dadas por especialistas na área:
Não há aumento do ticket médio se você não conhecer seu cliente. Ao prestar a atenção em quem compra, é possível descobrir quais são as apostas mais adequadas para seu tipo de público. Atendendo às expectativas do seu consumidor, ele terá a sensação que você oferece tudo o que ele precisa.

Funcionários bem treinados identificam boas oportunidades. A equipe deve ter o conhecimento dos produtos, do cardápio, do perfil do cliente e da estratégia da empresa. Uma vez bem orientados, eles se mostram mais empenhados e melhoram a qualidade do atendimento.
“Menus com preços convidativos acabam atraindo o consumidor e ajudam a aumentar o ticket médio”, salienta a presidente da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Maria Fernanda Tartoni. Ela explica que em um menu onde é oferecido um prato e uma sobremesa, por exemplo, o valor é mais alto que de apenas um prato principal, tornando-se mais atrativo ao cliente e aumentando, por consequência, o ticket médio.
Apresente ao seu cliente produtos que completem sua compra principal. Esse lembrete pode ser feito através da organização de setores, estantes e gôndolas ou do atendimento. Por exemplo, se o seu cliente vem à sua padaria comprar pão, mostre quais tipos e valores de frios disponíveis no momento. Em restaurantes, uma alternativa é oferecer uma cartela de bebidas convidativa.
“Você deve ter a percepção sobre a disponibilidade de tempo do seu cliente durante a compra, de como ele se comunica visualmente com você, observar para não cometer algum equívoco que faça a pessoa se sentir forçada”, afirma Henry Chmelnitsky, presidente do Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região). Estar atento às oportunidades não dá a você o direito de sufocar o cliente com ofertas e propostas insistentes.
Você já conheceu o Curso Online de Engenharia de Cardápio? Neste curso online, você irá conhecer estratégias que podem ser adotadas para estimular a venda dos produtos que trazem mais lucro para sua empresa e técnicas para deixar o seu cardápio mais atrativo. SAIBA MAIS
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.