Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Saúde

Crescimento

Estímulo a MPEs é essencial para fomentar inovação

atualizado em: 06/12/18
Clarissa Rodrigues

Clarissa Rodrigues

Chief Executive Officer da GRINN, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde

COMPARTILHE
Apesar de gastos expressivos com saúde, o País apresenta dificuldade significativa em se inserir como um grande player de pesquisa e desenvolvimento no setor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Gastos com saúde no Brasil representam cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB), e estimativas reportam que este valor poderá atingir entre 20% e 25% em 2030. Apesar de gastos expressivos com saúde, o País apresenta dificuldade significativa em se inserir como um grande player de pesquisa e desenvolvimento no setor. Estímulo a micro e pequenas empresas e startups de base tecnológica é fundamental para fomentar inovação no País e o desenvolvimento do setor da saúde.

No contexto de cadastro e registro de novos produtos para a saúde no Brasil, nota técnica recente (N° 004/2016/GGTPS/DIREG/ANVISA) publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu a necessidade de comprovação de requisitos essenciais de segurança e eficácia de produtos para a saúde por meio de dados clínicos provenientes tanto de compilações da bibliografia científica quanto de pesquisas clínicas especificamente desenvolvidas para o produto. São os casos de produtos inovadores, independente de sua classe de risco (inovação em desenho, matéria-prima, indicação de uso, entre outros) e produtos para a saúde de classe de risco III e IV.

Expertise para inovação

Dentre as dificuldades para a condução destes estudos pelas empresas estão a falta expertise necessária por grande parte da indústria e também os elevados custos envolvidos, principalmente para micro e pequenas empresas. Neste contexto, visando auxiliar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e de tecnologias no Brasil, a empresa de pesquisa clínica Global Research and Innovation Network (GRINN) lançou recentemente o programa GRINN for startups! (site é também disponibilizado em português), que visa auxiliar startups a validarem e testarem suas ideias e tecnologias por meio de pesquisa clínica. No programa, protocolos de pesquisa clínica são conduzidos de forma rápida e com valores acessíveis para startups para mensurar de forma apropriada desfechos clínicos e outros relacionados à tecnologia. Veja mais em www.grinn.co.

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

02 de Julho de 2024

Kick-off Inove: evento busca desenvolver o ecossistema de inovação de Santiago

SAIBA MAIS

 

01 de Julho de 2024

Mais de 750 empreendedores rurais já se inscreveram para receber a consultoria Sebraetec Supera

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: