Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Saúde

Negócios

Ensinando exportação à saúde brasileira

atualizado em: 16/08/18
Clara Porto

Clara Porto

Gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO

COMPARTILHE
Exportar independe do tamanho da empresa, é uma ação que está muito mais vinculada à cultura e à estratégia do que ao porte da companhia

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Um dos grandes motes do projeto setorial Brazilian Health Devices, que atua para a internacionalização do setor de saúde no País, é mostrar que toda e qualquer empresa pode se estruturar para começar um processo de exportação. Exportar independe do tamanho da empresa, é uma ação que está muito mais vinculada à cultura e à estratégia do que ao porte da companhia.

Além de enfatizar as inúmeras vantagens do investimento no comércio exterior, o projeto trabalha o cunho educacional da exportação, explicando o passo a passo para quem deseja transpor nossas fronteiras aduaneiras levando seu portfólio de produtos para muitos outros mercados. E o primeiro passo é entender que somos suportados por diferentes modalidades de exportação, o que faz com que algum formato certamente atenda às necessidades de todas as empresas.

Assim, apresentamos alternativas à exportação direta, que é realizada quando a própria empresa conduz todos os trâmites da exportação e nem sempre é o caminho mais seguro para quem está começando a desbravar outros cenários. Para ser um exportador direto, é preciso investir na estrutura interna e adquirir conhecimento sobre o processo operacional.

Ensinando exportação à saúde brasileira

Pensando que nem sempre a pequena ou média empresa está pronta para criar um novo departamento, o Brazilian Health Devices apresenta a exportação indireta como uma excelente alternativa, visto que nesta modalidade a fabricante contrata uma trading company para executar todo o trâmite da exportação, deixando de se envolver nas inúmeras fases que compõem esse processo. Com uma especialista facilitando o processo burocrático, a fabricante pode seguir investindo na produção.

Muitas vezes o que falta para aumentar a cultura exportadora das empresas brasileiras é conhecimento e, para sanar essa questão, o projeto setorial da ABIMO em parceria com a Apex-Brasil investe também na educação e na troca de informações entre toda a cadeia da saúde.

 

Veja Também

Curso Online – Exportar: sua empresa também pode
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: