Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Finanças

O dinheiro da empresa e o dinheiro do empreendedor

atualizado em: 05/06/18
Saulo Roberto Henrich Morschel

Saulo Roberto Henrich Morschel

Especialista Sebrae

COMPARTILHE
É importante ressaltar as rotinas de controle das contas e do fluxo financeiro da empresa e do empreendedor, sejam elas feitas num simples pedaço de papel ou em um sofisticado aplicativo financeiro

Algo negligenciado em muitas empresas – principalmente nas micro e pequenas – é a separação correta entre o que é dinheiro da empresa e o que é o dinheiro do empreendedor. Esta informação é mais fácil de ser entendida do que praticada. É importante ressaltar as rotinas de controle das contas e do fluxo financeiro da empresa e do empreendedor, sejam elas feitas num simples pedaço de papel ou em um sofisticado aplicativo financeiro. Tendo o hábito de controlar o dinheiro, você saberá quais produtos ou serviços geram mais resultados à empresa, qual estoque ideal, quais custos podem ser otimizados e, o mais importante, qual é o resultado do seu negócio.

O resultado e seus indicadores sinalizam os caminhos para você melhor administrar seu negócio, auxiliando nas inúmeras decisões do dia a dia. Assim o empreendedor terá mais pontos de apoio sem falar do risco, que acaba diminuindo substancialmente quando você toma decisões referendadas pelas informações financeiras.

Falando em decisões, uma que certamente aparece é o valor que será retirado pelo empreendedor, um valor que faça valer a pena todo o esforço de ter um negócio, mas também suficiente para manter o empreendimento sadio financeiramente e com possibilidade de crescimento. Lembre que se retirar mais do que seu negócio pode pagar, você mesmo poderá estar inviabilizando o negócio e o sonho de ser um empreendedor bem sucedido. Determine qual será o valor de sua retirada, transfira para sua conta física e então pague suas contas, mantenha separadas as contas da pessoa física e jurídica. Se chegar o momento em que você quiser ganhar mais, lembre-se que antes seu negócio precisa gerar este recurso.

Cuidado se você anda misturando o caixa da empresa com as contas pessoais. Não querendo ser pessimista, mas a tendência é você se atrapalhar financeiramente e ainda prejudicar seu negócio. Será mais fácil progredir tendo disciplina financeira. Se for difícil no começo, com o tempo se tornará um hábito e você fará seus controles automaticamente.

O dinheiro da empresa e o dinheiro do empreendedor

Hoje é possível encontrar várias opções de aplicativos, inclusive gratuitos, que podem ser moldados de acordo com as necessidades do empreendedor, incluindo fluxo de caixa, controle de estoque, alertas que nos lembram dos compromissos financeiros e nos possibilitam antecipar problemas que, ao serem previamente planejados, podem ser melhor administrados.

Se você ainda não faz, comece; se já faz, aprimore. Você será o maior beneficiário, pode apostar!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: