
Mais buscados: MeI credito SEI Boas práticas consultoria

Fabiano Cislaghi Dallacorte
Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Qualquer empresa que preze pela qualidade dos produtos e serviços comercializados precisa contar com matérias-primas e atividades de fornecimento otimizadas. Quando esses quesitos não são prioridade, o resultado é sentido através dos prejuízos nas condições de qualidade, custo e entrega. Para aprimorar a performance de um colaborador é importante que as empresas efetuem análises e avaliações de desempenho do fornecimento periodicamente. Dar importância ao processo de avaliação periódica garante poder e competitividade de seu produto no mercado.
As empresas possuem variadas maneiras de avaliar seus fornecedores. O procedimento mais adotado para o processo é seguir as recomendações da norma ISO 9001, conjunto de regras que padronizam serviços e produtos com o objetivo de gerar o resultado do Índice de Qualificação do Fornecedor (IQF). A aplicação dessa ferramenta cria um processo de seleção que visa garantir a qualidade de toda a cadeia produtiva e dá subsídios para uma gestão mais eficaz.

É bom avaliar o fornecedor a cada nota de entrada para que haja uma melhoria contínua na performance do colaborador. Dessa forma, o IQF se tornará um instrumento de avaliação periódico, que permitirá que a empresa adquira vantagens competitivas como redução de custos, otimização do estoque e aumento da produtividade. O aperfeiçoamento de todos esses quesitos elimina desperdícios e deixa o consumidor mais satisfeito na hora de optar pelos produtos da sua empresa.
E, para finalizar, elencamos abaixo questões que devem ser feitas e que representam alguns critérios importantes a serem levados em consideração na hora de avaliar um fornecedor:
Veja também:
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.