Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tecnologia da Informação

O mercado de Tecnologia da Informação

atualizado em: 27/12/17
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A adoção de novas tecnologias é uma oportunidade de especialização para as empresas de TI

O mercado de TI no Brasil, incluindo hardware, software e serviços, teve um crescimento de 9,2% e movimentou US$ 60 Bilhões em 2015, segundo relatório anual da Associação Brasileira de Software. Este mercado representa 3,3% do PIB brasileiro e 2,7 dos investimentos de TI no mundo. O Brasil está na 7ª posição no ranking mundial de investimentos em TI e representa 45% do mercado de TI da América Latina.

Em relação ao número de empresas, segundo dados da RAIS, o Rio Grande do Sul tem 8.448 na cadeia de TI, o que representa 6,04% das empresas do país e responde por 26.882 empregos diretos no RS. Cerca de 80% das empresas e empregos estão concentrados na mesorregião metropolitana do Estado. Porto Alegre tem a maior média de salários mensais pagos no setor, cerca de R$ 19,7 milhões.

O perfil das empresas de TI no RS ainda é bem tradicional, com predominância do desenvolvimento de softwares de gestão – ERPs, o que nos indica a necessidade de reconfiguração destas empresas aliadas às principais tendências de mercado e novas tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial, big data e realidade aumentada trazendo oportunidades de especialização das empresas de TI em nichos de mercado como educação, agronegócios, saúde e entretenimento, que hoje representam grandes potenciais de crescimento no RS e no país.

 

 

O setor de TI gera impacto direto nas mais diversas cadeias produtivas do Estado, induzindo melhorias e atuando como fonte permanente de inovação. Dessa forma, cria produtos, reorganiza processos, traz ganhos de competitividade, promove eficiência e traz experiências para os usuários e consumidores. Uma grande oportunidade de conexão entre as empresas de TI que detém tecnologias e os problemas reais dessas cadeias surgindo novos modelos de negócios inovadores e disruptivos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: