Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Grãos em Sistema Integrado

Produção

Integração Lavoura-Pecuária em terras baixas

atualizado em: 03/04/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A cada ano que passa as áreas exploradas estão mais infestadas com plantas daninhas, ocasionando perda do potencial produtivo dessas lavouras

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Historicamente as terras baixas (várzeas) do Rio grande do Sul são exploradas com o plantio do arroz, onde são cultivados anualmente em torno de 1 milhão de hectares desse cereal. Tradicionalmente nessas áreas ocorre o monocultivo do arroz, ou seja, a exploração ano após ano com o cereal com períodos de pousio no inverno. Essa prática de produção tem se demostrado ineficiente, pois a cada ano que passa as áreas exploradas estão mais infestadas com plantas daninhas, ocasionando perda do potencial produtivo dessas lavouras pela competição entre plantas daninhas e a cultura cultivada. Além disso, observa-se a elevação do custo de produção.

Aliado aos fatores elencados acima, a classe arrozeira vem sendo impactada pelo baixo preço pago pelo produto, que em muitos casos está abaixo do custo de produção, tornando a atividade orizícola insustentável para uma grande parcela de produtores. Tudo isso tem trazido à luz os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (Sipa), ou coloquialmente chamados Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em terras baixas, que são o planejamento de cultivos agrícolas intercalados com pastagens para exploração da pecuária no tempo e no espaço, visando ao melhor aproveitamento das áreas e o sinergismo das fases agrícolas e pecuária para aumentar a rentabilidade do negócio e diminuir os riscos.

O grande interesse na ILP em terras baixas pôde ser visto no dia 31 de janeiro de 2018, na Fazenda Corticeiras, no município de Cristal, onde ocorreu o VII Dia de Campo Sipa em Terras Baixas, coordenado pela parceria formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), a Integrar – Gestão e Inovação Agropecuária e o Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA). O evento contou com cerca de 500 pessoas interessadas no tema que foram até Cristal para ver os resultados alcançados, tirar dúvidas e quebrar paradigmas.

Frente aos resultados já alcançados em experimentos, como o caso de Cristal, mas também resultados expressivos em escala de propriedade e as dificuldades que passam os arrozeiros atualmente, a ILP se mostra como o caminho certo a seguir. Porém, como diz o professor da UFRGS Paulo Carvalho, “…há de se reconhecer que os sistemas de produção se tornam mais complexos, com diminuição de controle que exercemos via insumos, pois, de fato, a natureza é complexa. A complexidade gera incompreensão e insegurança, cuja reação é a simplificação e o controle (agricultura contemporânea). Estaríamos preparados para inverter o sentido das nossas intervenções e voltar a conviver com o complexo?”

Em um primeiro momento talvez não, mas o atual momento da atividade arrozeira vem demonstrando a necessidade de mudança no modelo produtivo, assim uma saída viável é realizar uma migração gradativa para o pensamento em sistema produtivo, não mais atividades isoladas, planejando e testando as tecnologias disponíveis para encontrar o melhor modelo de ILP para cada propriedade, buscando redução de custos sem prejuízo à produtividade e assim chegando a um maior retorno econômico do sistema como um todo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Grãos em Sistema Integrado

Tradição e Inovação

Caminhos para a agricultura moderna

Grãos em Sistema Integrado

Técnicas

Mitos e realidades na integração lavoura e pecuária

Grãos em Sistema Integrado

Mercado

Os preços dos produtos agrícolas

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: