Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Negócios

Marketplace ou e-commerce próprio. Qual a melhor alternativa?

atualizado em: 02/08/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Apesar da abrangência proporcionada pelo mercado online, é bom ficar atento no momento de escolher o instrumento virtual mais eficaz para obter sucesso na venda do seu produto

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Com a expansão das ofertas via comércio eletrônico, o segmento de moda e acessórios liderou o volume de produtos pedidos nas plataformas virtuais em 2017, aumentando a sua participação nas vendas com 14,2% dos pedidos. Os dados são da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. A instituição prevê ainda um crescimento nominal acelerado das vendas online, de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões em 2018. Com perspectivas promissoras de crescimento na modalidade de vendas eletrônicas, quem empreende no setor de moda e acessórios deve encontrar no mercado virtual uma maneira criativa de impulsionar o próprio negócio.

Com o mercado em expansão, o empreendedor que optar pelas ferramentas online tem à disposição um leque variado de estratégias que ajudam a aumentar as vendas. Apesar da abrangência proporcionada pelo mercado online, é bom ficar atento no momento de escolher o instrumento virtual mais eficaz para obter sucesso na venda do seu produto. Existem duas plataformas para quem quer anunciar produtos no comércio digital: e-commerce ou marketplace. É importante entender quais as funcionalidades de ambas para depois tomar a decisão sobre em qual das ferramentas investir para disponibilizar seus produtos online.

Marketplace ou e-commerce próprio. Qual a melhor alternativa?

E-commerce

É uma loja online própria, que vende exclusivamente seus produtos, marcas ou serviços. O empresário deve contratar uma plataforma que ofereça estrutura para montar sua loja virtual. É necessário investir em um domínio e na contratação de um profissional que desenvolva um site seguro. E, claro, uma estratégia de marketing bem elaborada é essencial para se diferenciar dos concorrentes. A plataforma deve incluir um sistema de segurança que impeça que os dados de seus clientes sejam vazados.

 

Marketplace

É uma plataforma onde diferentes lojas oferecem seus produtos ou serviços. Nesse caso existe uma empresa que se ocupa da infraestrutura do portal. As despesas relacionadas a marketing e divulgação já estão inclusas no serviço. A ferramenta dispõe de segurança e diversas formas de pagamento. O pagamento de uma comissão pelas vendas efetuadas na plataforma é obrigatório.

Para a diretora da Feed Conteúdo e Marketing, Fabiane Madeira, as duas plataformas apresentam vantagens e desvantagens. No caso do e-commerce, Fabiane acredita que a possibilidade de trabalhar somente os produtos da própria loja é mais eficaz para quem tem como objetivo consolidar a marca no mercado.

Em relação ao marketplace, ela aponta a credibilidade da plataforma como um diferencial para o empreendedor. O marketplace tem como vantagem o fato de que vários investimentos estão maximizados e, em geral, todos os vendedores têm visibilidade e todos conseguem vender mais. Outra vantagem, especialmente para marcas de menor porte, é que o consumidor tem maior confiança nos marketplaces. Isso ajuda na reputação e também na efetivação da compra online. Mas há algumas desvantagens. A principal delas é que não se trabalha profundamente a marca, apenas o produto.

O Ebit mostrou que a modalidade de vendas através de marketplace está em pleno crescimento. De acordo com a entidade, impulsionado pela expansão do Mercado Livre, o faturamento proveniente das vendas neste canal, incluindo produtos novos e usados, atingiu R$ 73,4 bilhões em 2017, alta de 21,9%.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: