Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Novos Modelos

Reaproveitamento de insumos: criatividade e sustentabilidade

atualizado em: 19/09/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Otimização de processos e reutilização de insumos são práticas sustentáveis que reduzem o desperdício e racionalizam o uso dos recursos naturais

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O respeito aos recursos da natureza e a busca por métodos de produção inovadores estão ditando o novo modelo de desenvolvimento da indústria têxtil e de confecções no País. A otimização dos processos produtivos e a reutilização dos insumos empregados no setor têxtil são práticas sustentáveis que reduzem o desperdício e racionalizam o uso dos recursos naturais.

O reaproveitamento das fibras dos tecidos em desuso para a fabricação de novos tecidos é um exemplo de como transformar uma peça que seria descartada em um novo acessório. Mas desenvolver estratégias de destinação adequada para o reaproveitamento dos insumos do setor não é tarefa simples. Apesar de citar o trabalho artesanal como um consumidor importante dos insumos da indústria, o diretor do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs), Rogerio Bertoli Pereira, lembra que a maioria das empresas produtoras de tecidos não possui grupos de estudos para consumir de forma racional os resíduos. Para ele, a falta de pesquisas e de diretrizes de trabalho faz com que os responsáveis por criar métodos ou formas de consumo do resíduo – as universidades e órgãos governamentais – não demonstrem interesse nesse processo.

Reaproveitamento de insumos: criatividade e sustentabilidade

Apesar de ser impossível aproveitar todo o tecido por meio de uma modelagem específica, alguns métodos podem contribuir para uma produção mais limpa no segmento da moda. Como forma de refletir e alertar para a importância da sustentabilidade no segmento, o Sivergs promoveu um evento em Porto Alegre voltado para o surgimento de uma nova matriz produtiva de transformação a partir dos resíduos da indústria. O RS Moda distribuiu 2 mil sacolas totalmente produzidas com resíduos dos cortes de empresas participantes do evento. Uma empresa gaúcha produziu pochetes, niqueleiras e bolsinhas de mão a partir de recortes de sobras da produção.

Essas e outras iniciativas foram abordadas durante o evento na parte de sustentabilidade na produção de vestuário, de forma a se tornarem, cada vez mais, exemplos para a nova indústria que está surgindo e que será cada vez mais necessária, visto que consumidores vêm exigindo um consumo mais responsável e o planeta também necessita de atenção redobrada na utilização de seus recursos naturais.

 

Veja também:

[Curso Online]

360° – um olhar sobre a cadeia de moda

Conheça a cadeia da moda gaúcha e aumente as chances de fazer melhores negócios.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: