Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Ensino

Como estamos formando o professor do futuro?

atualizado em: 11/12/18
Priscila Trindade Sant'Anna

Priscila Trindade Sant'Anna

Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
Como manter o corpo docente motivado, se desenvolvendo, aprendendo, empreendendo e aplicando novas ferramentas em sala de aula?

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Nós nos preocupamos muito em levar as melhores metodologias e tecnologias para a sala de aula para melhorar o ensino dos alunos. As escolas querem, a todo custo, agradar as crianças, entreter os jovens, satisfazer os pais, assim como alavancar os indicadores de aprendizagem e ter o maior número de estudantes que passaram no vestibular. Todas essas preocupações são plausíveis, mas… e o professor? Sabemos que ele é peça fundamental para o atingimento de todos esses objetivos, apesar de não haver o devido reconhecimento da importância do magistério para avançarmos em uma educação de qualidade.

Como manter o corpo docente motivado, se desenvolvendo, aprendendo, empreendendo e aplicando novas ferramentas em sala de aula? E como esse professor conduz a construção da jornada de cada aluno, que é tão única? Quais incentivos de carreira devem ser oferecidos? Ou ainda, como incentivamos que se formem novos educadores para que o ciclo se mantenha vivo? O papel do educador está sendo revisado, visto que é esperado dele que seja promovido um ensino personalizado, com a educação baseada em competências e o desenvolvimento de aspectos socioemocionais do aluno, como determina o Ministério da Educação, o MEC.

As regras mudaram, mas, de novo, deve haver uma maior preocupação em incluir nos programas de formação docente o devido preparo para essas novas demandas, ou mesmo uma mudança no formato da sala de aula (turmas grandes, espaço fechado, quadro, mesa e cadeiras). O aluno mudou, e essa necessidade de mudança também é válida para os docentes. Há regras claras sobre o que o aluno precisa aprender, mas não há referenciais claros sobre o que os professores devem saber ensinar, sobre o que ele deveria ter aprendido em sua formação inicial ou como acréscimo em sua formação continuada.

Afinal, o que precisa mudar?

A realidade do ambiente é, muitas vezes, de alunos desinteressados e entediados com a escola. O aprendizado que ocorre por memorização e repetição não é mais válido, e deve ser substituído por algo mais profundo, autêntico e que garanta sua permanência. Ele deve ser útil e relevante para o aluno, aplicável na sua rotina de vida. A formação de docentes deve também prepará-los para o uso de metodologias ativas e técnicas de problematização que relacionem os conteúdos às realidades de cada um, para que façam sentido e gerem motivação em aprender. O treinamento adequado de professores passa pelo conhecimento sobre como os alunos aprendem e pela prática em sala de aula, considerando os relacionamentos e o desenvolvimento socioemocional desses jovens, e são tão importantes quanto as teorias dos conteúdos a serem ensinados.

E os professores precisam ter em sua formação acadêmica experiências reais em sala de aula, assistindo outros mestres como parte de seu processo e sendo empreendedores de suas próprias trajetórias. É preciso dar a eles uma boa liderança, boas condições de trabalho, materiais para trabalhar e acesso à tecnologia, pois isso vai ajudá-los a ensinar melhor, e eles se sentirão valorizados.

O desenvolvimento dos educadores é um desafio, pois se trata de um aprendizado que envolve mudança de prática profissional e pode demorar a acontecer. No Brasil, a formação continuada é um direito assegurado ao educador, mas a sua qualidade muitas vezes fica aquém da necessidade de desenvolvimento e atualização esperados para realizar tantas mudanças na escola. Ainda temos poucos professores que se destacam em sua forma de lecionar e que realmente fiquem marcados na jornada do aluno durante a vida escolar, ou seja, temos poucos professores com comportamento empreendedor que, além das preocupações normais do lecionar, buscam soluções para melhorar a área em que atuam e oferecer uma nova experiência de aprendizado. Basicamente, são professores com boas ideias e espírito empreendedor.

E qual o futuro do professor?

Estudiosos afirmam que o professor, em um horizonte próximo, será substituído por robôs “inteligentes o suficiente para personalizar os planos de aula para cada criança, de acordo com as necessidades individuais”, segundo Thomas Frey, futurista norte-americano. O ensino a distância ou os MOOCs (Massive Open Online Courses, plataformas de cursos abertos) podem ensinar qualquer conteúdo, a qualquer hora, e sem precisar de espaço físico. Isso economizaria muitos recursos e colocaria em xeque todo o sistema educacional, já em decadência. Nesse contexto, qual o diferencial de um professor diante de um robô ou de um curso a distância, que mistura áudio, vídeo, perguntas, interatividade virtual e outros elementos que favorecem o aprendizado do que é ensinado? Resposta: a humanidade.

A crítica aos cursos on-line é que eles reproduzem uma lógica que queremos quebrar: o padrão do ensino passivo, onde o estudante fica calado ouvindo um especialista despejar o conteúdo em que ele é soberano, robotizando o que já existe. Não à toa, a taxa média de conclusão de cursos online é de apenas 4%. Afinal, “o sistema atual é composto por um professor que ministra, 30 crianças que devem ouvir caladas o que ele diz e não podem interagir entre elas, o que é uma experiência fundamentalmente desumanizadora”, segundo Sal Khan, da Khan Academy, ONG que visa fornecer educação de qualidade e gratuita a todos.

O futuro, portanto, não é uma escolha entre humano e máquina; ambos coexistirão em harmonia. Temos o desafio de tornar o professor alguém além de um simples transmissor de conhecimento, e transformá-lo em um líder com uma atuação sistêmica, capaz de entender o aluno em sua individualidade e ter, ao mesmo tempo, visão do todo. Devem existir algumas habilidades e conhecimentos básicos para todos os professores. “Eles devem saber liderar uma discussão, conseguir engajar os alunos em uma conversa que avance e gerenciar uma sala de aula”, segundo Susan. Um bom professor não é mais aquele que domina o conteúdo de sua disciplina. Ele deve ter carisma, empatia, entender o ciclo de aprendizado de cada aluno, motivar, ajudar e inspirar. E isso dificilmente será feito por um robô.

O educador deve desenvolver, no estudante, competências, habilidades e atitudes que acompanhem a evolução das demandas do mercado de trabalho do futuro. Há uma importância crescente de habilidades cognitivas, como resolução de problemas complexos, originalidade e fluência de ideias, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Oxford, Person e Fundação Nesta, que visa oferecer subsídios para pensar em um modelo para a reforma educacional necessária para a era digital. E, entre as oportunidades criadas por essa nova era, uma se destaca: a de ajudar educadores a melhorar os resultados de aprendizagem para mais estudantes, de maneira mais personalizada.

No plano de carreira dos professores, o desenvolvimento profissional deve estar focado no currículo dos alunos, sem estar desvinculado. Investir no educador e ter um resultado exponencial em diversas crianças e jovens, ano após ano, que receberão uma educação de qualidade, sensível e personalizada. O professor é o principal agente de transformação para melhorarmos a qualidade da educação. Ele é o empreendedor que queremos para mudar esse contexto, tornando-o atrativo e formando alunos empoderados e com as competências para se tornarem os agentes de mudança de que o nosso país precisa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: