Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Cervejas Artesanais

Cervejaria Felsen aposta na qualidade do serviço

atualizado em: 25/03/19
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
O empreendimento em Caxias do Sul contou com apoio do Sebrae RS para revisar a parte de formação de custos

Nacionalmente conhecida como a terra da uva e do vinho, Caxias do Sul começa a despontar também como terceiro maior polo de concentração de cervejarias artesanais. De acordo com o Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado em janeiro deste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o município da Serra gaúcha conta com 16 cervejarias, ficando atrás apenas de Porto Alegre, que lidera o ranking brasileiro com 35 cervejarias, e Nova Lima, em Minas Gerais, com 19 fábricas de cerveja. O Rio Grande do Sul, aliás, é o Estado com maior número de cervejarias, 186, e um crescimento de 31% em relação a 2017.

Neste cenário, para cair no gosto do consumidor é necessário mais do que um bom produto. “É preciso oferecer qualidade no serviço”, afirma um dos sócios da Cervejaria Felsen, Leonel Lorensi. Inaugurado em Caxias do Sul, em 2015, o negócio foi idealizado pelos amigos André Weidlich, Felipe Henzel e Leonel Lorensi, que se uniram ao empreendedor Antônio Osvaldo da Costa para ingressar no ramo da cerveja artesanal, uma paixão em comum. A escolha do nome Felsen, que significa rocha em alemão, é uma homenagem aos rochedos que são uma das peculiaridades de Caxias do Sul.

Cervejaria Felsen aposta na qualidade do serviço 5

Créditos: Cervejaria Felsen

Lorensi conta que, desde o início, houve uma preocupação em oferecer um serviço diferenciado como forma de se destacar em um segmento que está em expansão, principalmente em Caxias do Sul. É o caso por exemplo, de reproduzir por aqui a Lei da Pureza Alemã, promulgada em 23 de abril de 1516 pelo Duque de Baviera, Guilherme IV. A Felsen lança edições comemorativas anualmente nesta data e a cerveja é produzida rigorosamente com os mesmos padrões estabelecidos pela Lei da Pureza Alemã e com lotes únicos. Outra iniciativa foi a inauguração do pub Felsen Store, onde os clientes além de adquirirem os diferentes estilos de cerveja, podem ter uma experiência de consumo. A cervejaria também participa e promove eventos.  

A Cervejaria Felsen produz mensalmente 20 mil litros e, além de Caxias do Sul, atende Porto Alegre, São Paulo e Bahia. Este desempenho foi alcançado também com apoio do Sebrae RS que teve um papel importante na fase de análise de custeio, com consultoria para a formação de custos. A técnica de atendimento da organização Roberta Genari relata que, no final de 2018, Lorensi esteve na unidade do Sebrae RS em Caxias do Sul para conversar sobre a necessidade de fazer uma revisão dos custos de produção da cerveja. “Eles já tinham conhecimento de gestão e mercado e até participaram de uma missão junto ao Projeto Bebidas Premium para busca de novas tecnologias no setor produtivo e contatos com distribuidores da região sudeste em 2017”, acrescenta. O próximo passo da cervejaria pode ser a abertura de franquias, um projeto que começa a ser amadurecido.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: