Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Leis e Normas

Nova Ferramenta

MEI, entenda o impacto do eSocial na sua empresa

atualizado em: 18/04/19
Lucas Soveral

Lucas Soveral

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE
Somente o MEI que possui funcionário será impactado pelo eSocial

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, esse sistema vai reduzir custos e o tempo das empresas na hora de executar até 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Portanto, é preciso ficar atento ao impacto do eSocial junto aos microempreendedores individuais.

Por meio do eSocial, o MEI que possui funcionário passará a comunicar ao Governo, de forma unificada, as seguintes obrigações:

  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • LRE – Livro de Registro de Empregados;
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • CD – Comunicação de Dispensa;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
  • MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  • Folha de pagamento;
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
  • GPS – Guia da Previdência Social.

Qual o impacto do eSocial para o MEI

É importante ressaltar que somente o MEI que possui funcionário sofrerá impacto do eSocial. Para esse processo, deverá utilizar um módulo específico chamado de eSocial Web Simplificado MEI.

O módulo eSocial Web Simplificado MEI foi criado exclusivamente para utilização do MEI, com a ideia de simplificar ainda mais o cumprimento das obrigações legais. Através desse sistema, o MEI poderá incluir, alterar, retificar e excluir os eventos transmitidos para o ambiente nacional do eSocial sem a necessidade de desenvolver sistemas próprios.

O acesso ao sistema ocorre através da utilização do Código de Acesso, não sendo necessária a utilização de Certificado Digital (porém, caso o MEI possua Certificado Digital, poderá usá-lo). Porém, se o MEI possui um contador, ele precisará de procuração eletrônica para realizar esse processo. Para mais informações sobre a referida procuração, clique aqui .

Cabe salientar que nessa situação o contador não poderá utilizar o ambiente Web Simplificado MEI (pois é para uso exclusivo do próprio MEI). Ele deverá utilizar sistemas próprios, ou pelo ambiente Web Geral do eSocial. Para mais informações, acesse o Manual do Usuário Web MEI.

Atenção aos prazos

Outro ponto muito importante, são aos prazos que o MEI deve atender para prestar as informações pelo eSocial. São eles:

  • A partir de 10 de janeiro de 2019: Deverão ser informados os dados do próprio MEI. Normalmente estes dados serão preenchidos de forma automática e o MEI deverá conferir ou atualizar, se for necessário;
  • A partir de 10 de abril de 2019: Serão informados os dados do empregado do MEI, além dos eventos trabalhistas que ocorrerem a partir dessa data, como férias, afastamentos por doença, licença-maternidade ou mesmo sua demissão;
  • A partir de 10 de julho de 2019: Serão informadas as folhas de pagamento. Somente a partir dessa fase o MEI deverá informar a remuneração do seu empregado, e o sistema o auxiliará a efetuar os cálculos da contribuição previdenciária, FGTS, e demais encargos a serem recolhidos;
  • A partir de outubro de 2019: Substituição da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).

Para ficar atento aos prazos e qualquer possível alteração, acesse o Cronograma de Implantação.

Materiais de Consulta

Havendo dúvidas de como utilizar e/ou preencher o módulo do eSocial Web Simplificado MEI, é importante acessar aos materiais abaixo e/ou buscar o auxílio de um contador:

Cabe esclarecer que essas informações têm por finalidade orientar e alertar o MEI sobre o que realmente mudará para sua empresa com a chegada do eSocial. Atenção aos prazos e ao que deve ser realizado no eSocial é fundamental para o cumprimento das obrigações. E lembre-se, havendo dificuldades na utilização do eSocial, o auxílio contábil é imprescindível.

Se precisar de mais informações sobre esse assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: