Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CRÉDITO sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Sorveteria de Não-Me-Toque amplia negócios

atualizado em: 11/01/17
Fabiola Catarina

Fabiola Catarina

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE

Com mais uma iniciativa do Sebrae RS, o empreendimento aumenta produtividade

A Andrioli Sorvetes era composta, apenas, com uma máquina e o resto era feito com processo artesanal. Quase 20 anos depois, o pequeno negócio aumentou as ferramentas de trabalho, o quadro de funcionários e a produtividade. Tudo isso com o auxílio do Sebrae RS, através do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação.
 
Desde o começo, uma iniciativa empreendedora. Em 1993, Volmir e Sérgio Andrioli, filhos de proprietários de uma lanchonete, revezavam o trabalho entre a produção de lanches e de sorvetes, em locais diferentes. Na época, não tinham garantias a oferecer, portanto, também não tinham ajuda bancária. Então, a renda da fabricação do doce era investida na própria empresa. Foi assim que os irmãos compraram o terreno onde construíram a sede da Andrioli Sorvetes. 
 
A chegada do SEBRAE RS foi uma consequência. Com o objetivo de melhorar cada dia mais, os empresários decidiram abrir as portas para a visita da agente local de inovação Lídia Tiggermann – formada em Engenharia de Alimentos. “A atuação da agente veio ajudar a empresa justamente nos setores que estávamos deixando a desejar. Lídia nos apontou onde poderíamos melhorar. A partir de então, estamos buscando soluções e ferramentas, como a participação no Projeto do Sebrae RS Desenvolver as Indústrias da Região do Planalto, com os módulos de Gestão, Inovação e Acesso a Mercados”, afirma Volmir.
 
Apesar do pouco tempo, os irmãos contam inúmeros benefícios desde que Lídia começou a dar os primeiros passos com o empreendimento. Partindo do diagnóstico que apresentava os pontos positivos e a melhorar – realizado nos primeiros encontros -, a ALI pesquisou empresas de máquinas e equipamentos com preços acessíveis, contatou empresas de calibragem de equipamentos que trabalham com o Sebrae/RS, instituições para fazerem a análise da água utilizada para a fabricação dos produtos – uma exigência da Vigilância Sanitária -, além da implantação de boas práticas na produção. “Ela auxiliou no desenvolvimento do novo Manual de Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), para que fiquemos dentro das normas da Vigilância Sanitária. Agora, está colaborando com o desenvolvimento da nova rotulagem, atualizando todas as informações dos alimentos, para que fiquem em acordo com a legislação atual”, frisa Sérgio.
 
sorvete
 
Os bons resultados colhidos são fruto de um trabalho em conjunto. Enquanto Lídia ressalta o potencial e o esforço da empresa, eles destacam o conhecimento, a disponibilidade e a facilidade na comunicação da agente. Lado a lado, viram a Andrioli se destacar: ampliou sua capacidade produtiva de 300 Kg de sorvete para 500 Kg de sorvete/dia com a aquisição de um novo pasteurizador; capacitou sua equipe em boas práticas; realizou análises microbiológicas da água utilizada na fabricação dos produtos, entre outras melhorias e diferenciais conquistados.
 
Para os proprietários, aceitar a visita do agente local de inovação valeu apena. Sérgio diz que hoje estão abertos a inovações tecnológicas e atentos ao contexto onde a Andrioli Sorvetes está inserida, o que ajuda a prepará-los para atuar no mercado. “A principal mudança é que agora estamos mais confiantes e convencidos de estarmos no caminho certo. Estamos preparados, fortes e decididos para enfrentar as dificuldades que vierem e inspirados para melhorar cada dia mais”, conclui.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: