Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Inspiração

Um pedaço do Tibet no Rio Grande do Sul

atualizado em: 18/04/18
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Restaurante Espaço Tibet, em Três Coroas, tem o apoio do Sebrae RS em sua trajetória

Quando decidiu fundar o primeiro restaurante tibetano do Brasil, a empreendedora Adriana Shak buscou a ajuda do Sebrae RS. A ideia era montar um negócio que fosse além da gastronomia, um ponto de divulgação da cultura do país asiático. Desde 2013, o Espaço Tibet funciona nas cercanias do templo budista existente no município de Três Coroas e é administrado por Adriana e seu marido, o tibetano Ogyen Shak.

Antes de empreender, Adriana conta que passou 14 anos trabalhando como voluntária no templo budista, convivendo com a cultura e a religião do Tibet. Ela acredita que foi assim que se percebeu influenciada e inspirada a prosseguir com um perfil de vida mais contemplativo, a partir dos ensinamentos dos mestres budistas, porém vivendo no Ocidente. “O tempo que fui voluntária no templo da Serra Gaúcha me proporcionou reflexões que hoje compreendo como lições e utilizo em meu dia a dia. O restaurante é uma consequência desse período e de amadurecimento”, ressalta ela.

 

Quem visita hoje o Espaço Tibet identifica logo que não se trata de um negócio exclusivamente de alimentação. A microempresa foi planejada e ambientada para ser um ponto de divulgação fiel à cultura tibetana. “Investimos nosso tempo e esforço para agregar informação e conhecimento para além da comida, é claro. O negócio faz sentido no momento em que conseguimos esclarecer ao público que o Tibet não é religião em tudo. Existe muito além disso. Um dos mitos é que não se trata de cardápio vegetariano”, ensina.

Na relação com o Sebrae RS, os proprietários do Espaço Tibet reconhecem que a instituição teve papel fundamental para estruturar os processos na gestão. “Tive auxílio em todos os aspectos relevantes e questionados por mim quando em dúvida. Se hoje temos uma operação bem-sucedida do ponto de vista administrativo, com custos controlados e gastos dentro das metas, é porque o trabalho foi bastante eficiente”, conclui a empreendedora.

O gerente da regional do Vale dos Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti, analisa que esse case se enquadra como exemplo de ideia original e inovadora para o mercado de restaurantes. “Identificamos que o plano de negócio poderia ter bons resultados, porque era uma boa ideia e havia disposição dos empresários”, comenta, indicando que “quem experimenta o restaurante vive uma abordagem gastronômica realmente diferenciada no Rio Grande do Sul”, destaca. 

Um dos pratos principais, hoje, na cozinha do Espaço Tibet é o pernil de cordeiro ao molho de anis, acompanhado de arroz branco flambado na manteiga com castanha de caju picadas e gergelim preto e batatas cozidas e seladas com ervas finas e cenoura caramelada. Há também costela de porco ao molho de maracujá e hibiscos.

O restaurante abre de quartas a domingos para o almoço, e aos sábados, das 20h às 23h, somente no sistema de ordem de chegada. “Não fazemos reservas, pois percebemos que temos bastante procura e priorizamos as pessoas que estão no local”, informa Adriana.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: