Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Busca por resultados

Quais as melhores ideias de negócio para quem quer empreender?

atualizado em: 28/08/18
Tanara Souza

Tanara Souza

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
Perceba que a ideia é importante, mas não fundamental, pois outros elementos tornam esta equação complexa e não exata

Quando escuto a pergunta de quais seriam as melhores ideias de negócio para empreender ou sugestões de empreendimentos, costumo ficar preocupado, pois não existe uma resposta exata, no máximo pode-se responder: “depende”. Ideias são isoladamente, na melhor das hipóteses, possibilidades de negócio. Elas precisam ser confirmadas com a busca de informações, avaliação da demanda, estudo dos concorrentes e uma série de outras ações que podem confirmar ou não sua possibilidade de viabilidade. Depois de tudo isso feito, você estará mais bem preparado, mas ainda não poderá afirmar com 100% de certeza que a ideia é um bom negócio. Assim, a melhor resposta é sempre “depende”.

Perceba que a ideia é importante, mas não fundamental, pois outros elementos – como o conhecimento do negócio e do mercado, as habilidades e a sinergia das pessoas envolvidas, a capacidade financeira, a disposição e o perfil dos empreendedores – tornam esta equação complexa e não exata.

Evento revela potenciais empreendedores

Vale a pena imaginar como será o dia a dia deste negócio, horários, rotinas, para ver se encaixam com seu perfil e expectativa de receita. Avalie o que está motivando você a empreender, você pretende gerar um autoemprego ou ser um empresário? Você está disposto a todos os sacrifícios, as exigências e os riscos de ter um negócio?

Atualmente as startups (empresas emergentes) estão testando suas ideias em dimensões menores, o que chamam de “pivotar a ideia”, ou seja, colocar o produto/serviço no mercado mesmo não estando totalmente estruturado, podendo assim corrigir e aprimorar de acordo com o retorno do mercado, diminuindo as margens de erro e acelerando a maturação do conceito. Esse processo manterá a empresa atenta aos sinais dos clientes, reagindo e atendendo às demandas de seu mercado. Essa agilidade de reação se torna um diferencial muito positivo para as pequenas empresas, que, por serem mais enxutas, podem ter um tempo de resposta menor do que as empresas maiores.

Portanto, sim, ideias e criatividade são muito bem-vindas à empresa desde que gerem resultado. O mundo das ideias é muito amplo, mas o empreendedor precisa ficar atento à aplicabilidade para não perder o tempo certo do negócio.

Como dizemos por aqui no RS, “o cavalo passa encilhado”, mas não fica parado te aguardando, então mãos à obra!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: