Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Consumidor

A jornada do turista

atualizado em: 23/12/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A jornada do turista é o processo que se inicia no momento da escolha do destino e segue até a etapa após a realização da viagem

A jornada do turista é o processo que se inicia no momento da escolha do destino e segue até a etapa após a realização da viagem. O turista moderno é imediatista, curioso, exigente e colaborativo. Com o advento da tecnologia, o público apaixonado por viagens busca e pesquisa informações sobre os destinos turísticos desejados e está conectado acompanhando a opinião das pessoas, as ofertas e os eventos.

Conheça o comportamento deste consumidor e as principais etapas de preparação para desfrutar o destino na jornada do turista:

Pré-viagem: primeiro momento da jornada do turista, que ainda não decidiu pelo destino

  • Independente e hiperconectado;
  • Valoriza a sustentabilidade, a responsabilidade social e humana;
  • Busca por experiências híbridas que possam ser vividas de forma real e virtual;
  • Absorve informações multicanais: imagens, vídeos, eventos, redes sociais, avaliações etc.;
  • Tem bastante engajamento nas redes sociais;
  • Deixa rastros na internet das suas pesquisas por viagens.

Planejamento: destino definido

  • Busca opiniões e referências;
  • Consome produtos e serviços de vários segmentos e gosta de combinar ofertas;
  • Tende a considerar mais as recomendações da sua tribo do que de canais institucionais.

Agendando: momento da compra da viagem

  • Faz uso de tecnologias utilizando múltiplas abas de pesquisa, mas tem preferência por dispositivos móveis;
  • Sente-se seguro para fazer compras online;
  • Realiza compras online de atividades adicionais com maior intensidade nos últimos sete dias que antecedem a viagem;
  • Busca sempre o melhor custo-benefício;
  • Não se prende aos prestadores de serviços tradicionais.

Chegando: conhecendo o destino

  • Está aberto a novas experiências e vivências;
  • Busca atividades em contato com a natureza e comunidade local;
  • Quer fazer parte da rotina do destino;
  • Faz uso da internet em todos os momentos de viagem.

Compartilhando: inspira outros viajantes

  • Busca lugares autênticos, criativos e inovadores;
  • Experimenta, interage, comenta e compartilha durante toda a jornada do turista;
  • Compartilha tudo, desde as experiências positivas até as negativas.

Aproveitando: durante a viagem

  • É curioso e busca conhecer e aproveitar todas as possibilidades oferecidas no local;
  • Deseja viver experiências únicas no destino;
  • Busca por atenção personalizada;
  • Produz e compartilha conteúdos sobre os destinos nas redes sociais;
  • É aberto a serviços e produtos compartilhados;
  • Valoriza a produção local;
  • Prefere visitar lugares que são referências pelos residentes locais.

Pós-viagem: ainda não terminou

  • Continua compartilhando as experiências (positivas ou não);
  • Recomeça a jornada do turista: pensa novo destino, pesquisa, interage, compartilha e consome.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: