
Mais buscados: MEi credito SEI Boas praticas Consultoria

Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
O desperdício de alimentos custa ao País quase R$ 15 bilhões por ano. Mas com mudança de hábitos e criatividade é possível que o empresário do segmento de bares e restaurantes possa reduzir os desperdícios e controlar os custos da empresa. Medidas simples podem contribuir para a saúde do empreendimento, como a criação de receitas que aproveitem os ingredientes que não são utilizados de forma integral em determinado prato, o planejamento da previsão de vendas, principalmente em datas sazonais, e a busca pela negociação de compras diretamente com o produtor. Estas são ações que impactam na economia do negócio e na diminuição dos desperdícios.
É ideal que o empresário utilize ferramentas de gestão que controlemos indicadores setoriais, com mensuração instantânea do estoque e diagnóstico dos pontos críticos a serem reparados. Para além do desperdício dos insumos, é necessário que o empreendedor fique atento a outras modalidades e ações que reduzam os custos do negócio. Treinar a equipe de colaboradores é o melhor mecanismo para redução de despesas com estrutura. Uso racional de energia elétrica e água é outro ponto crucial para o empresário balancear as contas no fim do mês.
A diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel-RS), Thaís Kapp, sugere que a melhor maneira de conter os custos e diminuir os desperdícios é investir em ferramentas de gestão e treinamento de equipe. Mudanças de processos, adaptação do time, treinamento, infraestrutura e atuação de terceirizadas são alguns dos instrumentos que a empresa dispõe para fazer a gestão dos insumos de maneira correta e segura. Thaís aponta também o controle de produção e de estoque e aproveitamento integral dos alimentos em outros itens do cardápio – e até sua utilização no cardápio dos colaboradores – como medidas cabíveis e necessárias para uma gestão enxuta do negócio.
Ela também enumera alguns critérios a serem seguidos pelos empresários para uma gestão eficiente de controle de custos nos bares e restaurantes:
A padronização dos processos é o fator diferencial para que o empreendedor atinja as metas estabelecidas durante o planejamento do negócio. A redução dos desperdícios de alimentos em bares e restaurantes não só aumenta a margem de lucro do empresário como também eleva a responsabilidade social da empresa e contribui para a conscientização dos funcionários e clientes quanto ao consumo consciente e cuidados com o meio ambiente.
Saiba Mais
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.