Mais buscados: Mei CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
Na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, cooperar e gerar negócios sustentáveis para diversos elos e para a sociedade são pontos centrais para gerar desenvolvimento. Especialistas como Porter e Kramer reforçam a necessidade de consertar o capitalismo para que seja possível inaugurar uma nova era de crescimento. Alertam que antigos modelos de crescimento têm se mostrado ineficientes e que as dificuldades econômicas dos mercados mais evoluídos são um sinal de aviso para mudarmos o rumo. Eles destacam que em grande parte os problemas atuais foram gerados pelas próprias empresas, que entram em um círculo vicioso, presas a uma abordagem de geração de valor ultrapassada, que prioriza o resultado financeiro de curto prazo, ignorando as necessidades dos clientes e o esgotamento dos recursos naturais – ambos pontos vitais para qualquer negócio.
Na visão dos autores, as empresas devem liderar o processo de união entre a atividade empresarial e a sociedade, tendo como solução para os problemas atuais o princípio do valor compartilhado: gerar valor econômico criando também valor para a sociedade, conectando o sucesso da empresa ao progresso social. Valor compartilhado não é filantropia ou responsabilidade social. Transcende a visão de sustentabilidade e pensa em uma nova forma de obter sucesso econômico. Não é algo que está à margem da atividade principal da empresa; está no centro.
A ideia de gerar valor compartilhado nos inspira a olhar com mais atenção as relações existentes nas cadeias produtivas e como podemos desenvolver as regiões onde as empresas estão inseridas. O desenvolvimento de uma região está intimamente ligado à criação de um ambiente favorável aos negócios, e o desenvolvimento de uma cadeia produtiva acontecerá se em determinada localidade houver apoio e cooperação entre poder público, sociedade, entidades de pesquisa, universidades e organizações empresariais.
O Rio Grande do Sul é reconhecido nacionalmente por produzir alimentos e bebidas de qualidade. Devemos unir esforços para facilitar o fluxo dos produtos e valorizar e difundir amplamente os produtos regionais de alto valor agregado. Precisamos criar e divulgar exemplos bem sucedidos que ajudem a fortalecer a cooperação e a integração, garantindo a sustentabilidade dos pequenos negócios nessa cadeia produtiva. É urgente a aproximação entre cozinheiros, pequenos produtores, agroindústrias, mercadinhos, consumidores e o poder público para proporcionar que a ideia do valor compartilhado de Porter e Kramer aconteça na prática, gerando sucesso para as empresas e progresso social.
Junto a isso, o turismo e a tecnologia podem dar força e velocidade ao processo de geração do valor compartilhado. No entanto, fica claro que não podemos perder o foco na geração de melhores resultados para empreendedores e que devemos ampliar a nossa visão sobre como conciliar o desenvolvimento empresarial, as necessidades dos consumidores e o esgotamento dos recursos naturais.
Veja Também
Curso Online – Vale do Silício: inspire-se para inovar
E-book – Economia criativa – Série O que o empreendedor quer saber
Veja Mais
Tendências
Você sabe como as tendências de consumo impactam a produção de alimentos e bebidas?
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.