Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Novos Modelos

Criando valor compartilhado na cadeia produtiva

28/06/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
As empresas devem liderar o processo de união entre a atividade empresarial e a sociedade, tendo como solução para os problemas atuais o princípio do valor compartilhado

Na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, cooperar e gerar negócios sustentáveis para diversos elos e para a sociedade são pontos centrais para gerar desenvolvimento. Especialistas como Porter e Kramer reforçam a necessidade de consertar o capitalismo para que seja possível inaugurar uma nova era de crescimento. Alertam que antigos modelos de crescimento têm se mostrado ineficientes e que as dificuldades econômicas dos mercados mais evoluídos são um sinal de aviso para mudarmos o rumo. Eles destacam que em grande parte os problemas atuais foram gerados pelas próprias empresas, que entram em um círculo vicioso, presas a uma abordagem de geração de valor ultrapassada, que prioriza o resultado financeiro de curto prazo, ignorando as necessidades dos clientes e o esgotamento dos recursos naturais – ambos pontos vitais para qualquer negócio.

Na visão dos autores, as empresas devem liderar o processo de união entre a atividade empresarial e a sociedade, tendo como solução para os problemas atuais o princípio do valor compartilhado: gerar valor econômico criando também valor para a sociedade, conectando o sucesso da empresa ao progresso social. Valor compartilhado não é filantropia ou responsabilidade social. Transcende a visão de sustentabilidade e pensa em uma nova forma de obter sucesso econômico. Não é algo que está à margem da atividade principal da empresa; está no centro.

A ideia de gerar valor compartilhado nos inspira a olhar com mais atenção as relações existentes nas cadeias produtivas e como podemos desenvolver as regiões onde as empresas estão inseridas. O desenvolvimento de uma região está intimamente ligado à criação de um ambiente favorável aos negócios, e o desenvolvimento de uma cadeia produtiva acontecerá se em determinada localidade houver apoio e cooperação entre poder público, sociedade, entidades de pesquisa, universidades e organizações empresariais.

O Rio Grande do Sul é reconhecido nacionalmente por produzir alimentos e bebidas de qualidade. Devemos unir esforços para facilitar o fluxo dos produtos e valorizar e difundir amplamente os produtos regionais de alto valor agregado. Precisamos criar e divulgar exemplos bem sucedidos que ajudem a fortalecer a cooperação e a integração, garantindo a sustentabilidade dos pequenos negócios nessa cadeia produtiva. É urgente a aproximação entre cozinheiros, pequenos produtores, agroindústrias, mercadinhos, consumidores e o poder público para proporcionar que a ideia do valor compartilhado de Porter e Kramer aconteça na prática, gerando sucesso para as empresas e progresso social.

Criando valor compartilhado na cadeia produtiva

Junto a isso, o turismo e a tecnologia podem dar força e velocidade ao processo de geração do valor compartilhado. No entanto, fica claro que não podemos perder o foco na geração de melhores resultados para empreendedores e que devemos ampliar a nossa visão sobre como conciliar o desenvolvimento empresarial, as necessidades dos consumidores e o esgotamento dos recursos naturais.

 

Veja Também

Curso Online – Vale do Silício: inspire-se para inovar

E-book – Economia criativa – Série O que o empreendedor quer saber

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

10 de Outubro de 2018

Empretec voltado para startups abre vagas em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

09 de Outubro de 2018

Conhecimento sobre Marketing e Vendas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/10/2018 14:12

Erechim recebe a terceira edição do Desafio de Moda

Sebrae RS Podcast 11/10/2018 14:11

Sebrae promove palestra sobre vendas em Erechim

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: