Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Consumo consciente

O poder da informação nas mãos do consumidor

atualizado em: 06/12/18
Anderson De Césaro

Anderson De Césaro

Vitivinicultor, enólogo, proprietário da Vistamontes Sucos Naturais

COMPARTILHE
Para ter uma alimentação pautada por bons hábitos de consumo, deve-se dar preferência aos alimentos menos processados e com maior valor nutracêutico

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Hoje estamos mais familiarizados com a ideia de produtos premium. Até bem pouco tempo atrás, pensávamos que premium fossem os produtos importados, embora, ainda hoje, alguns pensem assim.

Um produto pode ser considerado premium por uma série de características, inerentes à sua concepção, forma de produção, origem e qualidade da matéria-prima, entre outros aspectos.

O Rio Grande do Sul é um verdadeiro celeiro de alimentos e bebidas premium, seja por sua diversidade étnica e cultural, relevo, solo ou clima. É uma região rica em lugares, saberes, fazeres e sabores.

O suco de uva, por exemplo, é uma bebida premium por natureza, que teve o seu consumo potencializado na última década pela ampla divulgação de pesquisas que relacionam seu potencial antioxidante aos efeitos sobre a saúde humana, sobretudo na prevenção de doenças coronárias.

O consumidor e seus hábitos

Quando um consumidor elege o sabor uva como o suco do seu coração e se propõe a eleger uma marca ou local de compra favorito ele deve se informar sobre o que está levando para casa. Uma maneira de fazer isso é criando o hábito de ler a composição dos produtos no contrarrótulo. Para ter uma alimentação pautada por bons hábitos de consumo, deve-se dar preferência aos alimentos menos processados e com maior valor nutracêutico, fugir de códigos como, por exemplo, INS202, INS220, estabilizantes, acidulantes, conservantes… Muitas vezes você pode, mesmo sem saber, estar levando para casa água, açúcar e conservantes por suco.

E por que isso acontece? Primeiro porque nosso consumidor está cada dia com menos tempo e com mais ofertas tentadoras à sua escolha, mal consegue ler o contrarrótulo do que consome, e, quando o faz, pode ser enganado por uma legislação permissiva de um país voltado para a larga industrialização.

Por isso, crie o hábito de visitar e conhecer os produtores, além de saber a origem do que você consome e promove, você estabelecerá vínculos saudáveis e conhecerá os locais de produção e pessoas interessantes.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Março de 2025

Projeto com lançamento em Santiago fomenta exportação de mel e derivados apícolas gaúchos

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2025

Municípios podem se inscrever para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/03/2025 16:30

Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: