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Roger Scherer Klafke
Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS
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Uma boa refeição, seja ela escolhida com um cardápio recheado de receitas tradicionais ou de produtos exclusivos de determinadas regiões, atrai consumidores. As pessoas se interessam não apenas em viajar para um merecido descanso de férias, mas buscam também aliar ao lazer um pouco de cultura e de conhecimento através da gastronomia.
O turismo segue sendo uma grande oportunidade para a gastronomia, e a oferta de serviços e produtos gastronômicos de qualidade é garantia de satisfação para os consumidores, principalmente turistas estrangeiros, ávidos em conhecer novas culturas. Segundo estudo do Ministério do Turismo, 97% dos turistas estrangeiros consideram a gastronomia brasileira muito boa, e dados da Polícia Federal mostram que houve um crescimento de 0,6% no número de turistas estrangeiros em 2017, comparando com 2016.
O fluxo de turistas estrangeiros no Brasil vem aumentando, e, para se ter uma ideia, no último ano 6.588.770 pessoas de outras nacionalidades visitaram nosso País. Esse número foi maior do que os registrados em anos de grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Desse número, aproximadamente 40% são de turistas argentinos, o que faz com que o Rio Grande do Sul seja uma das principais portas de entrada dos turistas estrangeiros no Brasil. O Estado hoje responde pela entrada de mais de 1,27 milhão de consumidores estrangeiros, uma grande oportunidade.
Segundo dados de pesquisa da OMT (Organização Mundial do Turismo) realizada com instituições do trade turístico, a gastronomia é o terceiro maior fator motivador que leva pessoas a viajar, ficando atrás apenas da busca por novas culturas e natureza. Essa mesma pesquisa que evidencia o potencial do turismo gastronômico também aponta a necessidade de melhoria na divulgação, pois quase 66% dos respondentes da pesquisa acreditam que o turismo gastronômico é promovido de forma insuficiente. Uma parcela ainda menor de instituições (respondentes da pesquisa) – 24,6% – apresenta um orçamento específico para atrair turistas pela gastronomia.
Com esse foco, festivais de gastronomia são uma ótima ferramenta para dar visibilidade aos municípios, atrair turistas, gerar renda para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas e consequentemente para o setor hoteleiro. Exemplos bem-sucedidos como o festival de cultura e gastronomia de Tiradentes (MG) podem servir de referência. Tiradentes é uma das principais cidades históricas do País e não nasceu com a vocação para a gastronomia, mas encontrou nela um reforço para seus atrativos turísticos.
A grande variedade de produtos, aromas e sabores disponíveis no País, aliada a uma abundante nova safra de cozinheiros, mostra que o Brasil está apto para ser um forte destino gastronômico mundial. A qualidade e a diversidade dos produtos do nosso campo reforçam nossa cultura gastronômica, que pode atrair cada vez mais turistas interessados em novas e surpreendentes experiências gastronômicas.
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