Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Legislação

Produção e comercialização exigem atenção a regras do setor

05/07/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
As empresas ou estabelecimentos que produzem, manipulam ou comercializam alimentos devem seguir um conjunto de regras e procedimentos estabelecidos pelos órgãos governamentais

Em função da mudança de hábito das pessoas, decorrente da escassez de tempo e dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos, o consumo de alimentos industrializados ou prontos para consumo tem crescido consideravelmente. Em conformidade com a legislação vigente no País, é necessário que a indústria ou estabelecimento do segmento de alimentos e bebidas registre-se nos órgãos governamentais para iniciar o processo de produção e comercialização dos produtos. Para evitar multas e indenizações, é importante que o fabricante do alimento fique atento às normas legais para garantir a segurança dos alimentos e a saúde da empresa.

Os produtos ou serviços que possam apresentar alto grau de risco à saúde humana não podem ser disponibilizados para comercialização. A responsabilidade dos danos decorrentes ao consumo do produto impróprio é atribuída ao fabricante ou importador, que deve arcar com os custos da infração sanitária que pode ser classificada como leve, grave e gravíssima.

Um dos principais temas cobertos pela legislação se relaciona à segurança de alimentos. As empresas ou estabelecimentos que produzem, manipulam ou comercializam alimentos devem seguir um conjunto de regras e procedimentos estabelecidos pelos órgãos governamentais responsáveis pela inspeção e regulação de alimentos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Produção e comercialização exigem atenção a regras do setor

 

É de competência da Anvisa regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que compreendam riscos à saúde pública, assim como os produtos de consumo que impreterivelmente serão submetidos ao controle da Vigilância Sanitária. De acordo com a ONG Food Safety Brasil, estão incluídos no controle e fiscalização sanitária os alimentos, (inclusive bebidas), seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e resíduos de agrotóxicos. Desse modo, a organização, que é especialista em segurança dos alimentos, destaca a divisão dos grupos dos produtores alimentícios de competência fiscalizatória da Vigilância Sanitária. São três as categorias:

  • Alimentos com registro obrigatório prévio à comercialização (anexo II da RDC 27/2010);
  • Alimentos isentos da obrigatoriedade de registro (anexo I da RDC 27/2010);
  • Alimentos isentos da obrigatoriedade de registro e dispensados de comunicação de início de fabricação (item 5.1.6 da Resolução 23/2000).

Já o Mapa é responsável pela inspeção de alimentos de origem animal, bebidas e vegetais in natura. A respeito da comercialização desses produtos, a Food Safety Brazil cita o Artigo 51 do decreto 30.691/52:

Nenhum estabelecimento pode realizar comércio interestadual ou internacional com produtos de origem animal sem estar registrado no D.I.P.O.A (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Parágrafo único – para efeito de comércio internacional, além do registro, o estabelecimento deverá atender às necessidades técnico-sanitárias fixadas pelo D.I.P.O.A.

Portanto, qualquer negócio que trabalhe com alimentos e bebidas deve ficar atento a essas e outras regulamentações para não ter problemas e ganhar em qualidade e confiabilidade junto a seus clientes e consumidores.

 

Veja Também

Curso Online – Engenharia de Cardápio

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

10 de Outubro de 2018

Empretec voltado para startups abre vagas em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

09 de Outubro de 2018

Conhecimento sobre Marketing e Vendas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/10/2018 14:12

Erechim recebe a terceira edição do Desafio de Moda

Sebrae RS Podcast 11/10/2018 14:11

Sebrae promove palestra sobre vendas em Erechim

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: