Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Sei credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Tendências 2018

Quais são os seus planos para 2018?

atualizado em: 20/02/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
NRA desenvolve a pesquisa “What’s Hot”, que busca mapear tendências no comportamento de consumo de alimentos.

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Os consumidores mudam de comportamento em função do cenário econômico, de informações sobre a sua saúde e até do meio ambiente. São, influenciados por diversos fatores na hora de decidir o que comer.

A Associação Americana de Restaurantes (NRA) desenvolve a pesquisa “What’s Hot”, que busca mapear tendências no comportamento de consumo de alimentos.

Selecionamos cinco tendências apresentadas na “What`s Hot 2018” que podem ser adaptadas para o seu negócio.

Estas tendências também serão conferidas presencialmente pelos integrantes da Missão Empresarial NRA Show Chicago 2018, organizada pelo SEBRAE/RS, que está com inscrições abertas até 28/02:

  • HIPERLOCALISMO: A valorização dos insumos locais, frescos e artesanais segue como tendência. Restaurantes e bares com pequenas hortas, produção própria de cervejas e refrigerantes, sorvetes artesanais e outros produtos de fabricação própria são alternativas para atrair o cliente.
  • CARDÁPIO LIMPO: O uso de insumos naturais, orgânicos ou ecológicos, produtos minimamente processados e vegetais frescos como “estrelas do prato” estão na mira dos clientes, cada vez mais preocupados com a saúde e o sabor.
  • A HORA E A VEZ DOS PRODUTOS REGIONAIS: A valorização dos produtos locais nunca esteve tão forte. Fornecedores locais de carnes, frutos do mar e demais produtos regionais devem estar na rotina dos restaurantes. A utilização de produtos simples, resgatando a aproximação com pequenos produtores rurais pode facilitar o acesso a insumos diferenciados, com a qualidade e exclusividade que os consumidores procuram.
  • BEBIDAS ARTESANAIS: Além de complementar e harmonizar os pratos principais, as bebidas podem ser uma excelente fonte de lucro para os bares restaurantes. Coquetéis com insumos hiperlocais e regionais, refrigerantes artesanais, cervejas, vinhos e destilados produzidos artesanalmente, além de cafés gelados e chás são ótimas opções para estimular o consumo destes produtos que possuem alto potencial para gerar lucro.
  • CONCEITO FAST CASUAL: Operações descomplicadas, com serviço ágil, cardápios enxutos, baixo desperdício de alimentos e oferta de kits de receitas para serem finalizadas na casa do consumidor são tendências e oportunidades de negócios que estão sendo exploradas pelos empreendedores americanos.

Com estas tendências, observamos que estamos saindo do foco nos ingredientes para um conceito mais amplo.

Os consumidores estão adaptando seus hábitos e rotinas a um novo estilo de vida que valoriza produtos frescos, locais, artesanais e principalmente descomplicados.

E você? Como você vai utilizar estas dicas para transformar o seu negócio em 2018?

Quer saber como participar da  Missão Empresarial NRA Show Chicago 2018?

Acesse

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: