Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Apicultura

Mercado

Mel argentino abre oportunidade para comércio de produtos das colmeias brasileiras

atualizado em: 13/11/18
Aroni Sattler

Aroni Sattler

Eng. Agrônomo, Mestre em Ciências, Professor Faculdade de Agronomia UFRGS

COMPARTILHE
A principal prioridade no momento é a organização do setor para oferecer produtos em quantidade, qualidade e periodicidade tanto para o mercado nacional como internacional

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Recentemente, o segmento apícola brasileiro foi colhido de surpresa com a informação vinda da Argentina de que estaria autorizada a exportação de mel envazado para o Brasil. Segundo o Ministro de Agroindústria daquele país (www.agroindustria.gob.ar), depois de dez anos de trabalhos técnicos e negociações, mediante um modelo de certificação sanitária internacional, o Brasil teria autorizado a importação de mel argentino. Questionado por setores da cadeia apícola brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não só confirmou a informação para mel envazado como também para o produto a granel e que a barreira sanitária estabelecida desde 1994 permite a importação desde que respeitado o modelo de certificação sanitária internacional.

Assim, percebe-se que a posição brasileira oficial para o comércio internacional deste e de outros produtos das colmeias passa a demandar posições firmes e claras a respeito do assunto, incluindo uma nova estratégia em todos os segmentos da cadeia produtiva que contemplem não só o mel, mas todos os outros produtos das colmeias.

Adaptar produção de mel e derivados

Assim teríamos que rever, adaptar e modernizar a proteção ambiental, incrementando as espécies botânicas de interesse apícola; a formação e a profissionalização dos apicultores; a aplicação de manejos visando uma maior produção, produtividade e qualidade, não só do carro-chefe (mel), mas especialmente da própolis e do pólen apícola.

Na outra ponta da cadeia está a comercialização que obedece a regras internacionais da oferta e da procura e para as quais só um segmento muito bem organizado pode oferecer opções competitivas como é o nosso mel isento de contaminantes e com facilidade para atender os requisitos de um produto orgânico.

Assim, creio que a principal prioridade no momento é a organização do setor para que possamos oferecer produtos em quantidade, qualidade e periodicidade tanto para o mercado nacional como internacional. Desta forma o desafio da concorrência do mel argentino no mercado brasileiro passa a ser uma grande oportunidade de negócios para a apicultura brasileira.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: