Mais buscados: MEI credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Em comparação com outras atividades de produção animal, iniciar um negócio apícola exige investimento em torno de R$ 350,00 por 50 colmeias. A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Além disso, o apicultor tem a vantagem de trabalhar com uma espécie que contribui para o equilíbrio do meio-ambiente. Porém, cuidados com questões técnicas, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio. E dominar os recursos tecnológicos do setor é fundamental.
O primeiro passo é buscar a avaliação técnica de um apicultor ou especialista do setor, para verificar a possibilidade de começar o negócio no local definido. É necessário saber se a região possui boas floradas (época do desabrochar das flores), verificando quais são os tipos de flores preponderantes no local.
O apicultor precisa de um enxame com cerca de 50 mil abelhas, além da rainha, para começar a produção. “Em uma colmeia, existem três castas de abelhas: as operárias, a rainha, e o zangão, que vive para se reproduzir com a rainha. O zangão só consegue se manter na colmeia com uma boa quantidade de néctar ou uma alimentação alternativa, senão a rainha o expulsa”, explica Nelson Vuaden, apicultor e ex-presidente da Associação Gaúcha de Apicultores. Vuaden salienta que o apicultor iniciante não pode esquecer de trabalhar com EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva), tais como: botas, macacão para apicultura, chapéu tipo capacete e luvas.
Além do mel, o própolis, a geléia real, a cera de abelha e o pólen podem ser produzidos por quem trabalha com apicultura. O mais abundante é evidentemente o mel, alimento reconhecidamente aliado no combate a doenças, rico em minerais, proteínas e vitaminas essenciais à saúde. O Brasil, segundo a Abemel (Associação Brasileira de Exportadores de Mel), é o oitavo maior exportador de mel do mundo, o que representa um valor de US$ 98,5 milhões em exportação.
O apicultor e proprietário da empresa Mel do Tio Gerson, Gerson Fensterseifer, garante que para prosperar no negócio é necessário investir em tecnologia. “A pessoa que quer investir em apicultura certamente terá sucesso se fizer uma boa gestão, conhecer bem as floradas da região e usar a tecnologia a seu favor”, garante.
Um tipo de tecnologia que Fensterseifer cita serve para não perder as abelhas durante o inverno. O Alimentador Dolittle, por exemplo, evita a falência das abelhas por falta de alimentos, além de estimular a produção de ovos da rainha. “Com organização e planejamento o agricultor terá sucesso, pois espaço existe, e o investimento e custo de produção são baixos”, afirma.
Veja Mais
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.