Mais buscados: Mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
A tradição de nomear as carnes bovinas apenas pelos cortes tem mudado com a consolidação dos programas de certificação dos produtos. Já não é tão estranho buscar por um legítimo Angus ou Hereford, identificados pelos selos oficiais das associações de criadores, por exemplo.
Nesses casos, mais do que sinalizar a raça do animal, as certificações garantem que o produto seguiu altos padrões de qualidade desde a criação até o manuseio no frigorífico. Há também os registros de identificação geográfica, fornecidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que identificam produtos oriundos de diferentes regiões, seguindo também processos pré-determinados.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, desde 2006 criadores classificam seus produtos com o Selo Carne do Pampa Gaúcho, conferido pelo INPI e solicitado pela Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa). Atualmente, cerca de 140 produtores estão cadastrados no site como habilitados para participar do programa.
As instituições que organizam a certificação estabelecem regras que precisam ser seguidas pelos pecuaristas, a fim de obter o selo do INPI. A Apropampa, por exemplo, autoriza que possam ser utilizados apenas animais das raças Angus e Hereford ou cruzas delas, que estejam na área do Pampa determinada geograficamente, sejam mantidos livres todo o ano e se alimentem de pastagens nativas ou plantadas. A ideia é atingir o consumidor disposto a pagar mais por uma carne de qualidade, produzida de acordo com princípios de bem-estar animal e respeitando o ambiente natural do Pampa Gaúcho.
O Programa Juntos para Competir, parceria de FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE RS, estimula o produtor a avaliar o desenvolvimento de “programas de valorização de carnes”, apresentando-os aos criadores como opção de agregar valor à produção pecuária. Na hora de decidir sobre certificar o produto, o produtor deve considerar os custos envolvidos, que variam em cada selo, e também vantagens econômicas oriundas da valorização do produto – os programas costumam contar com tabelas de bonificação para animais que se encaixam na certificação.
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.