Mais buscados: MEI crEdito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O futuro da pecuária de corte passa por inovação. Olhando o mundo como um todo, o significativo aporte de tecnologia da informação e a gigantesca oportunidade que a inovação tem de contribuir com o campo, não por acaso percebe-se que uma importante parcela de tudo o que está sendo desenvolvido de tecnologia de ponta (seja de produtos ou de processos) mira a atividade no campo como a sua razão de ser. Assim como o futuro da pecuária passa pela inovação, o futuro da inovação está diretamente ligado a quanto ela conseguirá contribuir com o meio rural.
Inovação “simples”
Ainda esses dias um amigo postava em suas redes sociais uma forma diferente de abrir e fechar porteiras. Seriam porteiras com controle remoto, tipo esses dos portões dos nossos prédios nas cidades? Neste caso, não, era apenas uma porteira que foi desenhada para facilitar a rotina numerosa de abre e fecha que um peão precisa realizar diariamente. No caso em específico, contabilizando 1,5 minuto como o tempo necessário para abrir e fechar uma porteira, o gerente da fazenda concluiu que, ao longo do ano, são gastos algo em torno de 150 horas apenas fazendo essa atividade. E se parte desse tempo pudesse ser redirecionado para outra atividade de maior impacto sobre o manejo dos rebanhos, tornando a vida do funcionário mais leve, ao invés de ficar abrindo e fechando porteiras? Pois parece ter sido esse o estopim dos pensamentos daquela turma, que resolveu inovar na forma de fazer suas porteiras. E assim como para novos tipos de porteiras, tem muita inovação já sendo praticada em todas as áreas a partir de pequenas mudanças, mas com bastante planejamento.
De cochos inteligentes a técnicas de apartação de terneiros e vacas; de manejo racional em curral a sistemas de registro de atividades e controle dos rebanhos. Numa análise rápida é possível afirmar que todas essas soluções são provenientes de oportunidades de melhorias na rotina daqueles que sempre fizeram assim, até que alguém chegou, pensou e falou: “e se fizéssemos de outro jeito?” Apenas para não perder o exemplo em questão, experimente “dar um Google” ou assistir a vídeos no Youtube sobre “tipos de porteiras”. Você se surpreenderá com tudo o que já existe aqui, ao seu lado, prontamente disponível. Muitas vezes esse tipo de inovação simples parece ser aquela feita pelo o que comumente chamamos de “Professor Pardal”. Sim, um inovador, que não teve medo de questionar, se mostrar insatisfeito e propor algo diferente e funcional.
Inovação high-tec
As startups têm dado uma importantíssima contribuição para o agronegócio. Olhando de fora, em primeira análise aqueles que não estão diretamente inseridos na rotina de uma propriedade têm a capacidade de ver as coisas de forma diferente e propor soluções que a priori “podem contribuir”. Mas como esses projetos inovadores são prototipados, não há medo de errar, com versões 1, 2 e N…, novas soluções têm surgido e com grande potencial de contribuir com os negócios pecuários. Aplicativos, softwares e robôs são algumas das possibilidades. A robótica, que vem revolucionando a indústria 4.0, começa a dar um show à parte no agro. Cada vez mais inteligentes e autônomos, robôs têm atuado de forma convincente em fazendas. Alguns são protótipos, outros já disponíveis no mercado. Chips e pequenos mecanismos implantados têm a capacidade de monitorar os animais, comunicar-se com uma base de dados e nos auxiliar a pensar e conduzir sistemas pecuários. Informações coletadas em tempo real, dados transmitidos a distância para um smartphone, armazenagem na nuvem e geração de relatórios. São possibilidades reais de uma nova pecuária, agora mais ampla, mais diversa, mais inteligente. Novos profissionais e seus conhecimentos disruptivos somam-se à pecuária, pelo bem-estar do boi, pela qualidade de vida do trabalhador do campo e pelo bem do bolso do produtor rural.
A questão é não negar as possibilidades concretas de avançar e, em maior ou menor grau, adotar a inovação e fazer da pecuária uma atividade cada vez mais eficiente, com rotinas inteligentes e processos que funcionem harmonicamente. O resultado? Produtos cada vez mais modernos, ajustados aos mercados, produzidos em sistemas que remunerem adequadamente aqueles que se empenham, tornando a vida do homem do campo um pouco mais fácil e mais leve. Rumo à inovação. Nos vemos no futuro.
Veja Mais
Conheça o vídeo – Bovinocultura de corte – Ambiente de produção
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.