Mais buscados: Mei Credito sei Boas Praticas consultoria
Fernanda Camila Dall'Agnol
Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS
O poder público é um importante ator no ecossistema de inovação, pois é responsável por programas, regulamentações e políticas de incentivo. Todavia, as organizações governamentais são burocráticas e complexas.
Além de impulsionador do ecossistema, o poder público pode ser beneficiado, pois os processos complexos não podem ser empecilhos para o avanço da transformação digital na administração pública, e estar inserido em um ambiente de inovação pujante poderá facilitar o acesso a soluções tecnológicas.
Aumentar a eficiência, possibilitar a interação entre cidadãos e seus governos e facilitar a interpretação dos dados já disponibilizados no portal de transparência são algumas das ações possíveis, e é o início de um longo caminho para um governo digital.
A Estônia começou a implementação do e-estonia em 1997. Com certeza, devem ter enfrentado maior dificuldade do que nós iremos encontrar, pois há duas décadas o acesso à internet no Brasil era precário. Atualmente, segundo o IBGE, cerca de 70% dos domicílios já possuem acesso à internet.
O avanço do Governo Eletrônico é mensurado pelas Nações Unidas, e atualmente o Brasil ocupa a 44ª posição no ranking, que é liderado pela Dinamarca. O destaque da América do Sul é o Uruguai, que desde 2007 criou a Agência de Desenvolvimento de Gestão de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e já possui cédula de identificação eletrônica. O país vizinho tem como meta a digitalização de todos os serviços até 2020.
Você, como cidadão e empreendedor público e privado, gostaria de desenvolver uma tecnologia que melhore a qualidade de vida de todos a sua volta? A inovação no setor público não acontece sozinha, os problemas precisam ser mapeados e traduzidos em ideias, estas necessitam ser testadas, implantadas e compartilhadas.
Sabemos que alguns serviços, que vêm para facilitar o nosso dia a dia, seguem a lógica contrária, e o poder público regulamenta antes mesmo de testar ou utilizar, inviabilizando um potencial negócio. O ecossistema de inovação tende a superar essas barreias, e a cooperação é fator fundamental para o sucesso.
O próprio Decreto n° 9.283/18 regulamenta ambientes especializados e cooperativos de inovação e ainda permite que a administração pública tenha participação minoritária no capital de startups, possibilitando dispensa de licitação.
Grande parte das soluções para gestão pública é aplicável em municípios independentemente do porte, ou seja, startups que queiram pensar em produtos específicos para aplicação governamental têm alta escalabilidade.
Blockchain, open data, identificação digital e inteligência artificial… não conhecemos o limite para melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio do uso de tecnologias, mas temos um universo de problemas que podem ser solucionados.
Mas lembre-se: se não gerar valor na entrega, não é inovação.
Veja Mais
Ambiente de Negócios
O Agente de Desenvolvimento como elo entre administração pública e empresários
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.