Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Inovação na gestão

A transformação digital do poder público

atualizado em: 30/11/18
Fernanda Camila Dall'Agnol

Fernanda Camila Dall'Agnol

Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
Grande parte das soluções para gestão pública é aplicável em municípios independente- mente do porte, ou seja, startups têm alta escalabilidade

O poder público é um importante ator no ecossistema de inovação, pois é responsável por programas, regulamentações e políticas de incentivo. Todavia, as organizações governamentais são burocráticas e complexas.

Além de impulsionador do ecossistema, o poder público pode ser beneficiado, pois os processos complexos não podem ser empecilhos para o avanço da transformação digital na administração pública, e estar inserido em um ambiente de inovação pujante poderá facilitar o acesso a soluções tecnológicas.

Aumentar a eficiência, possibilitar a interação entre cidadãos e seus governos e facilitar a interpretação dos dados já disponibilizados no portal de transparência são algumas das ações possíveis, e é o início de um longo caminho para um governo digital.

Poder público eficiente

A Estônia começou a implementação do e-estonia em 1997. Com certeza, devem ter enfrentado maior dificuldade do que nós iremos encontrar, pois há duas décadas o acesso à internet no Brasil era precário. Atualmente, segundo o IBGE, cerca de 70% dos domicílios já possuem acesso à internet.

O avanço do Governo Eletrônico é mensurado pelas Nações Unidas, e atualmente o Brasil ocupa a 44ª posição no ranking, que é liderado pela Dinamarca. O destaque da América do Sul é o Uruguai, que desde 2007 criou a Agência de Desenvolvimento de Gestão de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e já possui cédula de identificação eletrônica. O país vizinho tem como meta a digitalização de todos os serviços até 2020.

Você, como cidadão e empreendedor público e privado, gostaria de desenvolver uma tecnologia que melhore a qualidade de vida de todos a sua volta? A inovação no setor público não acontece sozinha, os problemas precisam ser mapeados e traduzidos em ideias, estas necessitam ser testadas, implantadas e compartilhadas.

Sabemos que alguns serviços, que vêm para facilitar o nosso dia a dia, seguem a lógica contrária, e o poder público regulamenta antes mesmo de testar ou utilizar, inviabilizando um potencial negócio. O ecossistema de inovação tende a superar essas barreias, e a cooperação é fator fundamental para o sucesso.

O próprio Decreto n° 9.283/18 regulamenta ambientes especializados e cooperativos de inovação e ainda permite que a administração pública tenha participação minoritária no capital de startups, possibilitando dispensa de licitação.

Grande parte das soluções para gestão pública é aplicável em municípios independentemente do porte, ou seja, startups que queiram pensar em produtos específicos para aplicação governamental têm alta escalabilidade.

Blockchain, open data, identificação digital e inteligência artificial… não conhecemos o limite para melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio do uso de tecnologias, mas temos um universo de problemas que podem ser solucionados.

Mas lembre-se: se não gerar valor na entrega, não é inovação.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Setembro de 2019

Sebrae RS participa da revitalização criativa do 4º Distrito

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2019

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/09/2019 12:07

Sebrae RS traz de Chicago principais tendências para o setor de alimentação fora do lar

Sebrae RS Podcast 11/09/2019 15:42

Sebrae promove estande coletivo na maior feira de vinhos profissional da América Latina

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: