Mais buscados: mEI Credito sei Boas Praticas CONSULTORIA
Fernanda Camila Dall'Agnol
Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS
O poder público é um importante ator no ecossistema de inovação, pois é responsável por programas, regulamentações e políticas de incentivo. Todavia, as organizações governamentais são burocráticas e complexas.
Além de impulsionador do ecossistema, o poder público pode ser beneficiado, pois os processos complexos não podem ser empecilhos para o avanço da transformação digital na administração pública, e estar inserido em um ambiente de inovação pujante poderá facilitar o acesso a soluções tecnológicas.
Aumentar a eficiência, possibilitar a interação entre cidadãos e seus governos e facilitar a interpretação dos dados já disponibilizados no portal de transparência são algumas das ações possíveis, e é o início de um longo caminho para um governo digital.
A Estônia começou a implementação do e-estonia em 1997. Com certeza, devem ter enfrentado maior dificuldade do que nós iremos encontrar, pois há duas décadas o acesso à internet no Brasil era precário. Atualmente, segundo o IBGE, cerca de 70% dos domicílios já possuem acesso à internet.
O avanço do Governo Eletrônico é mensurado pelas Nações Unidas, e atualmente o Brasil ocupa a 44ª posição no ranking, que é liderado pela Dinamarca. O destaque da América do Sul é o Uruguai, que desde 2007 criou a Agência de Desenvolvimento de Gestão de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e já possui cédula de identificação eletrônica. O país vizinho tem como meta a digitalização de todos os serviços até 2020.
Você, como cidadão e empreendedor público e privado, gostaria de desenvolver uma tecnologia que melhore a qualidade de vida de todos a sua volta? A inovação no setor público não acontece sozinha, os problemas precisam ser mapeados e traduzidos em ideias, estas necessitam ser testadas, implantadas e compartilhadas.
Sabemos que alguns serviços, que vêm para facilitar o nosso dia a dia, seguem a lógica contrária, e o poder público regulamenta antes mesmo de testar ou utilizar, inviabilizando um potencial negócio. O ecossistema de inovação tende a superar essas barreias, e a cooperação é fator fundamental para o sucesso.
O próprio Decreto n° 9.283/18 regulamenta ambientes especializados e cooperativos de inovação e ainda permite que a administração pública tenha participação minoritária no capital de startups, possibilitando dispensa de licitação.
Grande parte das soluções para gestão pública é aplicável em municípios independentemente do porte, ou seja, startups que queiram pensar em produtos específicos para aplicação governamental têm alta escalabilidade.
Blockchain, open data, identificação digital e inteligência artificial… não conhecemos o limite para melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio do uso de tecnologias, mas temos um universo de problemas que podem ser solucionados.
Mas lembre-se: se não gerar valor na entrega, não é inovação.
Veja Mais
Ambiente de Negócios
O Agente de Desenvolvimento como elo entre administração pública e empresários
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.