Mais buscados: mEI crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Adilson dos Santos
Administrador de Empresas, Consultor em Desenvolvimento Territorial, Planejamento Estratégico e Consultoria Empresarial
Esse texto pretende realçar a importância da melhoria do ambiente de negócios com vistas a estimular o empreendedorismo para o alcance de progressos no desenvolvimento local.
Quando o desenvolvimento é perseguido como um ideal, o local tende a alcançar condições de proporcionar respostas às necessidades e anseios da sua população, suprindo suas necessidades e lhe proporcionando as condições para que nele possa realizar seus projetos.
Quanto mais alternativas estiverem à disposição da população em termos de serviços educacionais, oportunidades de carreira, assistência social e à saúde e possibilidades de empreender, mais desenvolvido esse município tenderá a se mostrar.
O desenvolvimento local repercute ainda em ampliação dos níveis de emprego, renda e multiplicação de riquezas.
Recortes de pesquisa conduzida pelo Banco Mundial junto a 125 países entre os anos de 2004 e 2013 dão conta de que quanto maior a taxa de atividade empreendedora, maior o PIB per capta. Quanto maior a taxa de atividade empreendedora, menores são os níveis de desemprego. Quanto maior a taxa de atividade empreendedora, maiores tendem a ser os níveis de exportação. Quanto maior a taxa de atividade empreendedora, maiores tendem a ser as taxas de registros de patentes por mil habitantes.
O recorte evidencia aspectos que tendem a contribuir de maneira marcante com o alcance de níveis de desenvolvimento local sustentáveis, ampliando as oportunidades, alternativas e possibilidades para a população local.
A dinamização dos eixos produtivos por meio da ação empreendedora pavimentará caminhos para localidades avançarem na exploração adequada de suas potencialidades.
É preciso ter a clareza de que o desenvolvimento dificilmente ocorrerá de forma espontânea. No entanto, com mobilização e esforços pensados e devidamente articulados será possível contribuir para a evolução das cidades em diversos âmbitos.
Assim, alcançar o desenvolvimento vai requerer a convocação dos melhores recursos das lideranças locais, de tal modo que possam definir que tipo de espaço querem construir e, feito isso, possam conceber estratégias e planos para transformar suas intenções em realidade. Em locais desenvolvidos será possível perceber a qualidade de atrair e reter talentos. Pessoas preparadas com fortes possibilidades de produzir riquezas e impulsionar o desenvolvimento.
O desenvolvimento local se dará, inevitavelmente, por meio do empreendedorismo, mas preponderantemente através das pessoas.
A dinâmica empreendedora não pode ser tomada como caminho exclusivo para o desenvolvimento local, mas tenderá a ser a estratégia mais eficaz e sustentável para alcançar os avanços possíveis.
As empresas precisam encontrar no ambiente condições que favoreçam seu nascimento, desenvolvimento e, quem sabe, perpetuação.
A composição desse ecossistema favorável passa por alguns aspectos básicos, quais sejam:
Aos aspectos até aqui mencionados se somam outros relacionados à mão de obra técnica e qualificada; formação de executivos; capacitação para empreender; pesquisa, desenvolvimento e tecnologia; esforços por inovação; segurança jurídica; acesso a capital; e fomento à cultura empreendedora de tal forma que seja percebida como um caminho natural de carreira para boa parte da população.
O empreendedorismo pode ter muito mais valor para a sociedade do que muita gente pensa.
A fim de descobrir por que alguns países prosperam e outros não, a análise do impacto da iniciativa empreendedora em determinado local precisa ser considerada no corpo do estudo do crescimento e do desenvolvimento desse mesmo espaço geográfico.
Foi principalmente Joseph Schumpeter (1883-1950) quem estendeu fortemente a tese do papel essencial do empreendedor no desenvolvimento econômico. Na verdade, esse economista nascido na Áustria, que mais tarde em sua vida chegou a lecionar na Universidade de Harvard, ganhou fama no início de sua carreira acadêmica com a publicação de Teoria do Desenvolvimento Econômico(1911). Nessa teoria, Schumpeter mostra o papel central que o empreendedor tem como agente de promoção do progresso econômico através da destruição criativa. A “destruição criativa” expressa a ideia de que a economia capitalista moderna é caracterizada por uma luta incessante pela inovação.
O desafio daqueles que protagonizam esforços pelo desenvolvimento local reside, em grande parte, na tarefa de conquistar melhorias para o ambiente de negócios e de políticas públicas que estimulem o empreendedorismo.
REFERÊNCIAS
Douglas Cumming, Sofia Johan, Minjie Zhang. The economic of entrepreneurship. Corporate Governance, March 2014, 22 (2)
Doing Business – estudo do Banco Mundial
Schumpeter, Joseph. Teoria do Desenvolvimento Econômico (1911)
Veja Mais
Ambiente de Negócios
O Agente de Desenvolvimento como elo entre administração pública e empresários
Notícias
11 de Outubro de 2024Consultora do Sebrae RS é vencedora da categoria agentes de roteiro turístico do prêmio "Histórias de Quem Atende"
SAIBA MAIS10 de Outubro de 2024
Não-Me-Toque investe na capacitação de servidores municipais com programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
11/10/2024 14:20Plano de Voo dá dicas de como incluir a Inteligência Artificial no dia a dia dos negócios
26/09/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para organizar as finanças e aumentar as vendas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.