Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Leis e Normas

Ambiente de Negócios

O Agente de Desenvolvimento como elo entre administração pública e empresários

atualizado em: 09/05/19
Fernanda Camila Dall'Agnol

Fernanda Camila Dall'Agnol

Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
No Rio Grande do Sul, atualmente, contamos com 146 Agentes de Desenvolvimento, sendo que 38% atuam nas Salas do Empreendedor

O fortalecimento dos pequenos negócios está diretamente relacionado à promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo. Por isso, entendemos que é importante um local único para atendimento dos empreendedores do município e que os servidores estejam engajados em uma política integrada de apoio às micro e pequenas empresas. Pensando nisso, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa instituiu a figura do Agente de Desenvolvimento, servidor público municipal que está diretamente envolvido com a missão de estruturar ações para melhorar o ambiente de negócios.

Seu papel está definido da Lei Complementar n° 123, de 2006, conforme segue:

ART. 85-A – Caberá ao Poder Público Municipal designar Agente de Desenvolvimento para a efetivação do disposto nesta Lei Complementar, observadas as especificidades locais.

§ 1º A função de Agente de Desenvolvimento caracteriza-se pelo exercício de articulação das ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias, individuais ou coletivas, que visem ao cumprimento das disposições e diretrizes contidas nesta Lei Complementar, sob supervisão do órgão gestor local responsável pelas políticas de desenvolvimento.

§ 2º – O Agente de Desenvolvimento deverá preencher os seguintes requisitos:
I – residir na área da comunidade em que atuar;

II – haver concluído, com aproveitamento, curso de qualificação básica para a formação de Agente de Desenvolvimento; e

III – possuir formação ou experiência compatível com a função a ser exercida;

IV – ser preferencialmente servidor efetivo do Município.

§ 3º – A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República juntamente com as entidades municipalistas e de apoio e representação empresarial prestarão suporte aos referidos agentes na forma de capacitação, estudos e pesquisas, publicações, promoção de intercâmbio de informações e experiências.

Agente de Desenvolvimento nas Salas do Empreendedor

A expectativa é a de que o Agente de Desenvolvimento seja o interlocutor da Micro e Pequena Empresa, desempenhando um importante papel para desenvolvimento do município. No Rio Grande do Sul, atualmente, contamos com 146 Agentes de Desenvolvimento, sendo que 38% atuam nas Salas do Empreendedor. O principal desafio é promover, juntamente com outros atores municipais e regionais, um ecossistema favorável ao empreendedorismo e garantir que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa tenha sua aplicabilidade e se transforme em benefícios para comunidade empresarial.

No grupo de Agentes de Desenvolvimento, 48% possuem especialização. Além disso, o Sebrae disponibiliza capacitações para auxiliá-los no desempenho de suas funções, como Curso Básico de Agente de Desenvolvimento, Curso Avançado de Agente de Desenvolvimento, Curso de Gestão e Elaboração de Projetos para Administração Pública e Curso de Liderança na Gestão Pública.

Euclides Spies, que atua há seis anos na função, destaca a importância de atuar como Agente de Desenvolvimento em Santa Rosa:

“O Agente de Desenvolvimento é fundamental para o município que busca seu crescimento sustentável e harmônico. Ele possui o papel de discutir em todos os diversos ambientes e setores as questões de desenvolvimento e como os setores podem se inter-relacionar na busca de uma qualidade de vida melhor para toda população do município.”

O Agente de Desenvolvimento de Farroupilha Gabriel Tavares destaca as principais ações que ajudou a implementar no município:

“Quando entrei no serviço público em 2015, tive a sorte de ser lotado na Sala do Empreendedor do município de Farroupilha. Ali obtive a oportunidade de ser capacitado como Agente de Desenvolvimento e atuar no processo de desburocratização do registro empresarial. As conquistas foram várias e acabei me tornando coordenador da Sala do Empreendedor. Reduzimos os prazos de registro de 400 dias para cerca de 12 horas, implantamos um processo enxuto, com entrada e saída única de documentos, incentivamos o micro e pequeno negócio a participar de compras públicas. Avançamos para além do registro empresarial, fomentando a inclusão digital do empreendedor e a inovação. Hoje Farroupilha é case nacional de desburocratização e agilidade no registro de empresas, tendo sido reconhecida, desde então, com três Prêmios Sebrae Prefeito Empreendedor. A atuação como Agente de Desenvolvimento representa, para mim, uma oportunidade constante de aprendizado. Principalmente, significa questionar sempre, de maneira construtiva, as políticas públicas, buscando atingir, com a criatividade que os orçamentos apertados exigem, a excelência na participação pública na melhoria do ambiente de negócios.”

Visto que esta é uma função essencial para agilizar os negócios, caso seu município ainda não conte com um Agente de Desenvolvimento, sugira ao gestor municipal a nomeação. Pois esse servidor será o elo da administração pública com os empresários.

Quer saber mais sobre capacitações do Sebrae?

Acesse aqui nosso calendário de cursos online 

Portal do Desenvolvimento Local

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2019

Conheça as empresas selecionadas para a Feira Anuga

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: