Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Economia Digital

Inovação e Tecnologia

Sebrae conecta empresas de tecnologia as cadeias produtivas no RS

atualizado em: 07/07/17
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
“O resultado esperado é uma maior especialização das empresas de TI e, nas cadeias produtivas, novas soluções, produtos e serviços”

Às vezes a cadeia produtiva se vê sem tecnologia, e a tecnologia de ponta se vê sem demanda de mercado. Para atar esses nós, o SEBRAE RS lançou 5 projetos que irão conectar startups e empresas de tecnologia da Informação (TI) a empresas das áreas da saúde, moda, agronegócios, alimentos, educação, metalmecânico e móveis.

A ideia é que a aproximação contribua para gerar negócios e desenvolver novos produtos e serviços, com base em problemas e necessidades reais desses setores. A tecnologia ganha propósito, e a cadeia produtiva ganha automação, digitalização e melhorias em produtividade e ganhos de escala. “O resultado esperado é uma maior especialização das empresas de TI e, nas cadeias produtivas, novas soluções, produtos e serviços”, explica a coordenadora setorial dos programas de TI e startups do SEBRAE RS, Débora Chagas.

São cinco projetos envolvendo sete diferentes cadeias produtivas. O programa foi organizado após uma análise da densidade geográfica das empresas de tecnologia e das respectivas vocações e tradições de cada região do estado. Reconhecida como um Polo de Saúde com grandes hospitais e clínicas, Porto Alegre sediará o Digital Saúde. Polo calçadista e reconhecido pela contribuição na cadeia de moda gaúcha, a região do Sinos sediará o Digital Moda. Com forte indústria metalmecânica e moveleira, a Serra concentrará o Digital Metal-Móveis. A região Sul reconhecida pelo agronegócios e pela indústria de alimentos será beneficiada pelo Digital Agro-Alimentos. Por fim, na região Central do estado será trabalhado o Digital Educação por todo o reconhecimento de Santa Maria como um polo de educação e potencialidades nesta área.

A especialidade nas oportunidades de mercado em cada região fortalece a conexão das empresas digitais com as cadeias devido à proximidade, mas não cria fronteiras. Segundo Débora, a expectativa é de que os projetos se conectem entre si e possam gerar oportunidades entre as empresas, abrindo canais de mercado entre as diferentes regiões. Para a modelagem dos negócios, as empresas inscritas não apenas terão um consultor à disposição, como poderão participar de rodadas de negócios, desafios para desenvolver novas soluções no seu segmento, workshops, missões e feiras específicas para cada setor. As atividades começaram em abril de 2017 e se estendem até outubro de 2018. De acordo com a coordenadora do Sebrae, as empresas digitais que tiverem interesse nestes projetos devem procurar o SEBRAE nestas regiões para verificar se ainda existem vagas.

 

Coordenadora setorial dos programas de TI e startups do SEBRAE RS, Débora Chagas – 51.99996.0499

deborab@sabrae-rs.com.br

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

 

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: