Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tendências

Tendências e Perspectivas para Comércio e Serviços

atualizado em: 02/06/21
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Os consumidores não se comportam mais de forma linear. Se você afirma conhecer o seu cliente, eu te peço, repense. Os mesmos clientes estão realizando diferentes jornadas.

Ansiedade e insegurança são sentimentos muito presentes no contexto atual durante a tomada de decisões nas empresas. A pandemia tornou tudo muito mais desafiador e projetar com convicção o que vem por aí ou apontar onde estão as oportunidades é bastante complexo.

Neste artigo eu quero contribuir com informações que possam te ajudar a construir o melhor futuro próximo para o teu negócio. A partir do mapeamento de alguns traços de comportamento de consumo e perspectivas do mercado que estão em uma curva constante de crescimento.

Os consumidores não se comportam mais de forma linear. Se você afirma conhecer o seu cliente, eu te peço, repense. Os mesmos clientes estão realizando diferentes jornadas. Em alguns dias preferem consultar informações na internet e comprar na loja; em outros, comprar no site e retirar na loja; ou receber em casa, depende da jornada de cada dia. Os novos clientes, também conhecidos como omniconsumidores, sabem que existem possibilidades e querem fazer uso delas conforme a necessidade. Objetivamente, a pandemia acelerou a digitalização dos negócios (250 mil lojas virtuais abertas em 2020 – ABCOMM), os consumidores experimentaram e gostaram do que viram (70% pretendem continuar comprando online – SBVC), e agora sabem que podem exigir mais das marcas, nas interações físicas e digitais, para ter ainda mais conveniência. Os consumidores ficarão conectados em casa e voltarão com segurança para o mundo exterior quando a maior parte da população estiver vacinada. O modelo híbrido formado pelos mundos físico e virtual, em que os consumidores podem viver, trabalhar, fazer compras e se divertir, fisicamente e online, já é a nova realidade.
Nos últimos meses, ferramentas digitais para realização de relacionamento e vendas têm sido a grande demanda dos empresários aqui no Sebrae. O whatsapp business, instagram, facebook e os aplicativos de delivery têm ajudado muito. Eu acredito que a oferta de experiências virtuais (lives, interações, conteúdos) nas casas das pessoas continuará sendo um poderoso canal para impulsionar as vendas online e a coleta de dados dos consumidores (46% dos consumidores valorizam experiências online – Euromonitor).

Os avanços tecnológicos e as transformações nas demandas de consumo indicam o fim do ponto de venda como a gente conhece. Agora uma loja pode ter uma parte do seu espaço como ponto de retirada de produtos, outra parte para armazenamento das compras efetuadas nos canais digitais e uma outra área para atendimento e exposição de produtos físicos. O jogo do varejo e dos serviços mudou. Comércio não é mais só ponto de venda. Serviços são os que fazem acontecer a tão debatida “experiência do cliente”. Tudo precisa ser integrado com o objetivo de resolver o problema do consumidor. Neste contexto, o negócio que ganha o jogo é aquele que torna a vida mais fácil.

E você pode estar se perguntando agora por onde começar ou qual o próximo passo. Eu definitivamente acredito que a segurança seguirá sendo a prioridade nas decisões de compra. Então as estratégias precisam considerar este contexto. Será preciso oferecer produtos e serviços de valor agregado aos consumidores, bem como soluções multifuncionais e acessíveis. Lojas e restaurantes devem repensar seus espaços físicos, incorporando sistemas de pedidos online e áreas abertas para que os clientes possam voltar com segurança. Presença digital é condição para se ter um negócio. E pensa sempre que se fizeres os conteúdos nas redes sociais nas horas vagas, terás um resultado abaixo do possível. Mas se colocares na prioridade e fizeres com profissionalismo, os pedidos chegarão. Métodos de pagamentos sem dinheiro em espécie ou cartões tradicionais seguirão demandados pelo mercado (20% dos consumidores usam pagamento via celular diariamente – Euromonitor). Serviços de pedir no digital e retirar na loja seguirão relevantes. Estamos falando de segurança e conveniência, lembra? As empresas precisam ajustar suas estratégias considerando atividades remotas e consumidores se locomovendo menos. Iniciativas focadas em responsabilidade e propósito mobilizarão mais os consumidores daqui para frente. Com tantas tensões sociais, pessoas querem ter acesso aos fatos e esperam iniciativas das marcas neste sentido. Comunicação com empatia e apoio ao bem-estar psicológico das pessoas serão essenciais para consolidar a fidelidade. Mais do que antes, acolhimento é decisivo para que a tua marca tenha um lugar especial na mente do consumidor. Se você faz parte de um pequeno negócio, você tem muita potência de relacionamento e intimidade com o seu público (67% dos porto alegrenses aderiram ao movimento de comprar local – CDL Porto Alegre). Este pode ser o seu principal fator de competitividade. Explore.

E se eu pudesse te dar um conselho final, diante de tantas incertezas, recomendo que você busque a inovação no teu contexto, perguntando inicialmente aos melhores clientes, de que forma você pode ajudar agora. Flexibilidade, agilidade, transparência e tecnologia abrirão o caminho. Que você tenha boas decisões, com muita energia e um ótimo desempenho nos próximos meses.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária