Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Energia

Conjuntura

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

atualizado em: 27/02/19
Fabiano Cislaghi Dallacorte

Fabiano Cislaghi Dallacorte

Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Em todo o país, já são 568 parques eólicos e mais de 7 mil aerogeradores distribuídos em 12 Estados

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O setor de energia eólica está em constante expansão no Brasil e já se pode dizer que esse tipo de energia elétrica gerada a partir dos ventos está se consolidando como verdadeira fonte energética complementar no país. E o que prova isso são os números. No último ano, a energia eólica atingiu a marca de 14,34 GW de capacidade instalada no território nacional, o que, para efeito de comparação, corresponde a uma Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil e segunda maior do mundo. Se esses números já são animadores, ainda há mais boas notícias: as projeções são de mais crescimento. E o Rio Grande do Sul é destaque nesse setor.

Para se ter uma ideia do avanço da produção eólica nos últimos anos, de apenas 1 GW de capacidade no ano de 2011, o Brasil passou para 14 GW agora, e do 15º lugar no ranking mundial de capacidade instalada em 2012 saltou para a 8ª posição no último ano (segundo o Global Wind Energy Council). Em todo o país, já são 568 parques eólicos e mais de 7 mil aerogeradores distribuídos em 12 Estados. Desses, o Rio Grande do Sul é o quarto no ranking nacional de capacidade de geração de energia eólica, com 1,82 GW instalado. E pode subir mais, pois é considerado o Estado com maior potencial eólico, baseado em dados do Atlas de Energia Eólica do RS lançado em 2014.

Energia eólica à gaúcha

O Estado do RS esteve à frente na implementação do primeiro parque eólico, e hoje conta com 80 deles, tendo ainda outros em construção. Entre os projetos desenvolvidos no Estado, vale citar o Complexo Eólico Campos Neutrais, o maior da América Latina, formado por três parques, localizados nos municípios de Chuí e Santa Vitória do Palmar, onde estão distribuídos 302 aerogeradores, podendo gerar 0,6 GW. Todo esse investimento vem trazendo resultados, já que a produção eólica no Rio Grande do Sul cresceu 24,8% no último ano.

Os benefícios desse tipo de energia são inúmeros e alguns já bastante conhecidos, como o fato de ser renovável, não poluente, ter baixíssimo impacto ambiental e possuir um dos melhores custos-benefícios na tarifa de energia. Mas os aspectos positivos do desenvolvimento desse setor vão ainda mais longe.

Além de ajudar a suprir a demanda do sistema nacional de energia elétrica, a produção eólica também beneficia muito a comunidade que a alberga, promovendo desenvolvimento econômico e social. Isso porque ela possibilita que os proprietários dos locais onde são colocados os aerogeradores tenham outras atividades na mesma terra (gerando uma renda extra por meio do pagamento de arrendamentos), e também incentiva a fixação do homem no campo com desenvolvimento sustentável e cria empregos em toda a cadeia produtiva do setor.

Empreender no setor

A consolidação da energia eólica só vem a acrescentar e, sem dúvidas, já é uma realidade. Por isso, investidores e pessoas interessadas em empreender devem ficar de olho nesse mercado para não perder uma ótima oportunidade de negócio. A produção eólica vai trazendo consigo demandas ligadas à produção e manutenção de máquinas e peças, a atividades de pesquisa e inovação e também à prestação de serviços de engenharia e logística.

E a projeção de mais expansão do setor só aumenta essas oportunidades. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), as usinas movidas a vento devem se tornar a segunda fonte mais importante do país em 2019, e, até 2022 devem chegar a uma capacidade instalada de 17,6 GW.

Toda essa trajetória crescente e os diversos benefícios desse tipo de energia demonstram cada vez mais como a produção eólica veio para ficar, e quem embarcar nessa jornada pode estar entrando em um caminho de muito sucesso.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

06 de Dezembro de 2019

A Lei Áurea do empreendedorismo brasileiro

SAIBA MAIS

 

06 de Dezembro de 2019

Evento para valorizar a gastronomia acontece em Passo Fundo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 04/12/2019 12:23

Empreendedores de Porto Alegre agora podem registrar empresas sem sair de casa

Sebrae RS Podcast 04/12/2019 12:11

Dia de Campo, em Jóia, é o maior evento de integração lavoura-pecuária do sul do país

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: