Mais buscados: MEI Credito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Fabiano Cislaghi Dallacorte
Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O uso do biogás possibilita mais do que a simples geração de um produto que é entregue ao mercado, que pode ser na forma de energia elétrica ou térmica, biometano – um combustível verde – ou biofertilizante. O biogás presta um serviço de saneamento ambiental. Tudo o que é orgânico pode virar biogás, que pode ser aplicado em diferentes abordagens, conforme já abordamos aqui em texto anterior.
Em uma análise de Rodrigo Regis de Almeida Galvão, diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e integrante da Agência Internacional de Energia (AIE), se todo o potencial de produção de biogás do Brasil fosse aplicado na geração de energia elétrica, seria equivalente a 24% de toda a demanda nacional de energia. Outro comparativo possível é a transformação em biometano, que pode substituir o uso de GNV.
Segundo o gestor da entidade, há cinco anos o mercado nacional de biogás quase não existia, eram poucas as iniciativas, sendo a Itaipu Binacional a grande pioneira que liderou o desenvolvimento deste segmento. Somente agora as empresas, o agronegócio e alguns setores da economia começam a enxergar o biogás como solução para seus problemas. Então, quando comparado ao restante do mundo, na matriz energética brasileira a participação do biogás é de 0,05%, mas já equivale, em termos de geração, ao mesmo que a produção de energia solar, pois o biogás consegue gerar energia o dia todo, enquanto sistemas solares só podem funcionar no período de sol.
Assim, existe um grande potencial de crescimento de mercado, pois, além de energia, o biogás pode gerar biofertilizante, outra necessidade para o Brasil, que entre 2000 e 2015 aumentou o consumo de fertilizantes em 87% e ampliou a produtividade da produção de grãos em 150%. Isto é, o Brasil demanda muito fertilizante, e atualmente mais de 75% é importado. A vantagem é que o biogás está ancorado em commodities no Brasil. Somente com as cadeias de avicultura, suinocultura e a produção de cana-de-açúcar, há potencial de geração de 14% de toda demanda de biofertilizante do País. Isso equivale a um mercado anual de US$ 1 bilhão, que estão sendo importados em vez de serem produzidos nacionalmente. Outra âncora considerada pelo CIBiogás é que, como o Brasil é um país em desenvolvimento, a demanda de energia dos próximos 30 anos só tende a crescer. Até 2026, a perspectiva é de aumento da demanda em praticamente 50%, o que demonstra um grande potencial de negócios e de investimento.
Veja a primeira parte deste artigo:
|
[Artigo]Biogás pode ser fator de diferenciação e competitividadeNo Rio Grande do Sul, o BiogasMap da CIBiogás identificou 10 unidades de produção com aproveitamento energético em operação que produzem 71.070 m³ de biogás por dia. |
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.