
Mais buscados: mEI crEdito SEI BOAS Praticas consultoria

Túlio Josué Pinheiro dos Santos
Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Num sistema de franquias, tanto franqueado quanto franqueador obtêm ganhos. O franchising é uma típica situação ‘ganha-ganha’. O franqueador ganha com os royalties, venda de produtos e também com a gestão do franqueado que é o dono do negócio e é o responsável por fazer o investimento inicial. Já o franqueado ganha por participar de um modelo de negócio que já foi testado, ter acesso a uma marca que possui a força de uma rede.
Maria Luiza Brufatto, diretora da FranquiaZ, avalia que o franqueado também tem o acesso ao conhecimento do franqueador e o conhecimento coletivo da rede, o que faz com que ele fature mais e erre menos. É preciso considerar que nenhuma rede de franquias consegue sobreviver no longo prazo quando só o franqueador ganha, pois, com franqueados insatisfeitos, fica difícil conseguir vender novas franquias.
Recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que em 2017 o mercado de franquias na região Sul do país faturou R$ 24,5 bilhões, representando um aumento de 7,1% comparado ao ano anterior. Os dados também mostram que o mercado do Sul ampliou o número de redes em 12%, chegando a 623, e também incrementou em 10% o número de unidades, que chegaram a 13.292.

Dentro deste cenário de crescimento, aumentam também as oportunidades para a expansão de redes de franqueadores e até mesmo que novos negócios transformem suas marcas em franquias. Mas é preciso se diferenciar, pois muitos interessados em ingressar nas redes buscam conversar com os franqueados para obter referências e, caso boa parte deles esteja insatisfeita, isso pode fazer com que o potencial novo parceiro desista de ir em frente.
Para que os pontos de franquia estreantes possam obter mais lucros – e, desta forma, também trazer melhores resultados ao franqueador –, a diretora dá três dicas importantes: estimular o franqueado a ficar à frente do negócio, seguindo as instruções do franqueador e realizando a correta gestão; incentivar o franqueado a promover as ações comerciais e de marketing sugeridas pela rede; e orientar o parceiro a sempre coletar feedback dos clientes para entender suas necessidades e desejos e aprimorar o atendimento.
Veja Mais
Evento
Dados relevantes sobre o food service em franquias no primeiro dia da ABF Week
Negócios
Quer abrir uma franquia, mas não tem todo o dinheiro? Veja as opções
Mercado
Você é uma empresa de turismo? Saiba por onde começar no comércio online
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.