Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CRÉDITO sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Franquias

Negócios

A relação ganha-ganha de uma franquia bem gerida

atualizado em: 30/04/18
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O franqueador ganha com os royalties, venda de produtos e também com a gestão do franqueado que é o dono do negócio e é o responsável por fazer o investimento inicial

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Num sistema de franquias, tanto franqueado quanto franqueador obtêm ganhos. O franchising é uma típica situação ‘ganha-ganha’. O franqueador ganha com os royalties, venda de produtos e também com a gestão do franqueado que é o dono do negócio e é o responsável por fazer o investimento inicial. Já o franqueado ganha por participar de um modelo de negócio que já foi testado, ter acesso a uma marca que possui a força de uma rede.

Maria Luiza Brufatto, diretora da FranquiaZ, avalia que o franqueado também tem o acesso ao conhecimento do franqueador e o conhecimento coletivo da rede, o que faz com que ele fature mais e erre menos. É preciso considerar que nenhuma rede de franquias consegue sobreviver no longo prazo quando só o franqueador ganha, pois, com franqueados insatisfeitos, fica difícil conseguir vender novas franquias.

Recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que em 2017 o mercado de franquias na região Sul do país faturou R$ 24,5 bilhões, representando um aumento de 7,1% comparado ao ano anterior. Os dados também mostram que o mercado do Sul ampliou o número de redes em 12%, chegando a 623, e também incrementou em 10% o número de unidades, que chegaram a 13.292.

Dentro deste cenário de crescimento, aumentam também as oportunidades para a expansão de redes de franqueadores e até mesmo que novos negócios transformem suas marcas em franquias. Mas é preciso se diferenciar, pois muitos interessados em ingressar nas redes buscam conversar com os franqueados para obter referências e, caso boa parte deles esteja insatisfeita, isso pode fazer com que o potencial novo parceiro desista de ir em frente.

Para que os pontos de franquia estreantes possam obter mais lucros – e, desta forma, também trazer melhores resultados ao franqueador –, a diretora dá três dicas importantes: estimular o franqueado a ficar à frente do negócio, seguindo as instruções do franqueador e realizando a correta gestão; incentivar o franqueado a promover as ações comerciais e de marketing sugeridas pela rede; e orientar o parceiro a sempre coletar feedback dos clientes para entender suas necessidades e desejos e aprimorar o atendimento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: