Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei credito Mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Redes de Cooperação

Ação conjunta

Agrocooperação: a união que traz melhorias

16/04/18
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Com o ganho de escala, os participantes dessas redes conseguem fazer grandes negócios, inclusive exportações

Nas palavras da especialista Lilian Cervo Cabrera, doutora em Agronegócios pela UFRGS, mestra em Extensão Rural, jornalista e engenheira agrônoma pela UFSM, a palavra “cooperação” significa literalmente “colaborar, ajudar” e pode ser definida como toda ação conjunta para atingir um objetivo comum. No agronegócio, diferentes tipos de redes são formados com o intuito de cooperar em prol de benefícios mútuos. Em todos eles, os agentes cooperam para o desenvolvimento de vantagens econômicas e estratégicas.

Em suas pesquisas, Lilian identificou diversos formatos de redes de cooperação no agronegócio, como, por exemplo, cooperativas, consórcios, associações, alianças, parcerias, joint-ventures, clusters e incubadoras de empresas, entre outros. Esses arranjos se diferem conceitualmente quanto à formalidade das relações, à localização geográfica dos participantes e à relação entre participantes e seus fornecedores ou entre empresas e seus concorrentes.

 

Como há diferentes tipos de redes, e muitas podem ser informais, Lilian afirma que é difícil mensurar quantas há no Brasil. Mas se falarmos em cooperativas, é mais fácil encontrar números, visto que estas são um segmento de rede de cooperação bastante difundido no País, e seu diferencial é o formalismo, pois contam com uma estrutura de controle organizada e são regulamentadas pela Constituição Federal, pelo Novo Código Civil e pela Lei do Cooperativismo. Segundo o Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), no Brasil há atualmente 6,7 mil cooperativas, sendo que 6,2% da população brasileira é associada a alguma e 24,9% da população é ligada ao movimento cooperativista. No Rio Grande do Sul, um dos berços do cooperativismo brasileiro, existem mais de 400 cooperativas, e 24,8% da população está associada a alguma delas (CLIQUE AQUI para saber mais).

Ela também cita números do IBGE, que indicam que 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa. E, de acordo com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, o papel do cooperativismo no Estado é maior do que no restante do País. Lilian cita como exemplo a produção de milho, cuja venda para cooperativas está em segundo lugar, superada somente pelo consumo interno à propriedade. Em relação à soja, ela cita que cerca de 65% da produção é direcionada às cooperativas, assim como o trigo. No arroz, cerca de 30% são direcionados às cooperativas para comercialização.

Seja dentro do formalismo da legislação, seja em organizações informais de cooperação, tais redes permitem às empresas e aos produtores rurais comercializar suas produções conseguindo bons compradores e melhores preços para os seus produtos, lembra a pesquisadora. Com o ganho de escala, os participantes dessas redes conseguem fazer grandes negócios, inclusive exportações. E muitas redes mantêm equipes técnicas para dar assistência aos produtores rurais e às empresas, além de oferecerem serviços como o beneficiamento e a embalagem dos produtos, agregando valor ao produto final.

 

Veja Também

[E-book] Cooperação Empresarial: entenda o poder das alianças estratégicas para a sua empresa

[Infográfico] O que você precisa saber sobre marketing digital para redes de cooperação

[Infográfico] Rede de Cooperação: um modelo ganha-ganha

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Maio de 2018

Startup RS Agrotech tem inscrições até 27 de maio

SAIBA MAIS

 

22 de Maio de 2018

Referenciais em sabores e serviços: os restaurantes que encantam

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2018 16:40

Santa Cruz do Sul terá Sessão de Crédito e Negócios

Sebrae RS Podcast 15/05/2018 14:32

Sessão de Crédito ensina sobre financiamento em Caxias do Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: