Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Franquias / Redes de Cooperação

Evento

Dados relevantes sobre o food service em franquias no primeiro dia da ABF Week

atualizado em: 27/06/19
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Lojas de rua cresceram 9,3%; as de shoppings, 15,2%, desmistificando a noção de que os shoppings podem estar morrendo

O dia 24 de junho foi o primeiro dia da ABF Franchising Week, marcado pela presença de grandes nomes das franquias em food service, um dos setores mais fortes quando o assunto é franquia, representando 26% do total de faturamento do setor em 2018, segundo ABF. O segundo maior setor é o de saúde, beleza e bem-estar, que possui uma representatividade de 18%.

Uma das informações relevantes demonstradas no evento foi o desempenho do setor de food service em franquias comparado com empresas que não operam nesse formato, onde fica visível a boa performance de crescimento da receita nominal, de acordo com os dados da Cielo.

Não foi somente possível verificar essa diferença entre as franquias de alimentos e não franquias do setor, mas também as variações de crescimento de receita das empresas de franquias que operam dentro de shoppings e empresas que estão presentes na rua. Nesse cenário, as diferenças são representativas onde as lojas de rua cresceram 9,3%, e as lojas de shoppings, 15,2%, o que desmistifica um pouco a noção de que os shoppings podem estar morrendo.

Democratização de franquias de food service

De modo geral, foi possível verificar que as empresas que atuam em franquias possuem esse desempenho, pois tiveram um significativo crescimento das vendas, muito influenciado pela abertura de novas lojas. Ou seja, uma democratização do sistema de franquias.

Além disso, foi possível perceber um dado interessante quando o assunto são unidades de franquias fechadas em alimentos, onde o segmento de saudabilidade possui um percentual bem maior que outros setores, como demonstrado no gráfico abaixo. Apesar de ser uma tendência mundial, como também apresentado na ABF Week, ainda possuem melhorias a serem feitas nesse modelo, repensando as entregas para os consumidores e entender seus desejos.

Unidades de franquias fechadas

Alinhado a isso, também foi possível entender quais os principais motivos para fechamento das unidades: em primeiro lugar está a gestão do negócio pelo franqueado (50,7%); custo de operação em segundo lugar (34,7%); e queda no fluxo de clientes em terceiro (33,3%); seguido de outros motivos, como demonstrado abaixo.

Principais motivos de fechamento

Alguns indicadores desse mercado demonstraram um pouco mais sobre o desempenho das empresas em relação aos percentuais gastos com CMV, pessoal, água, energia, gás e até o percentual de contribuição da localização das lojas em shoppings, ruas e galerias para o faturamento da empresa. Na tabela abaixo fica um pouco mais fácil de entender.

Somado a isso, foi possível observar alguns desafios para 2019/2020 por parte das redes de franquias do setor de food service. Em primeiro lugar está o aumento do faturamento da rede, em que 56% acham isso muito importante, seguido de clima (temperatura, chuva, sol), que pode influenciar a saída das pessoas de casa, com 43% considerando muito importante; relação franqueador-franqueado; tributação (imposto e taxas); e logística/abastecimento, ambos com 21% muito importante.

E, por fim, dentre as principais tendências para o setor, alinhado as outras tendências de alimentos saudáveis, customização por parte dos clientes, tendência de vegetarianos e veganos, local de produção (local sourcing), alimentos orgânicos, está o delivery. Apesar de ainda muito incipiente, representando 3,2% do faturamento total do setor de food service, de acordo com a Cielo, muitas empresas estão se adaptando para entregas de acordo com as exigências das mudanças de comportamento dos clientes e para ganharem mais market share. Uma das empresas que fazem isso é a Kitchen United, que, além de integrar sistemas para facilitar os processos internos, consegue atender às expectativas dos seus consumidores.

Este case pode ser visto aqui.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Franquias / Redes de Cooperação

Mercado

Tendências que irão transformar o turismo online

Notícias

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria avança no desenvolvimento do turismo local com oficina do COMTUR

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: