Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Franquias / Redes de Cooperação

Caixa de ferramentas

Design de Serviços coloca os clientes no centro do processo e cria experiências melhores

atualizado em: 16/01/17
Gabriela Paiva

Gabriela Paiva

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
O Design de Serviços busca entender um problema e analisar todas as variáveis possíveis para melhorar a qualidade e a interação entre o estabelecimento e o consumidor.

A palavra design está usualmente vinculada à concepção de um produto no que se refere à sua forma física e funcionalidade. Muitas vezes, as pessoas acreditam que o design só pode ser associado a produtos, mas as técnicas da área também podem ser usadas no desenvolvimento de serviços ou de processos dentro de uma empresa.

O Design de Serviços busca colocar as pessoas em primeiro lugar no momento em que se planeja experiências em serviços. Neste processo, busca-se entender as necessidades e desejos do consumidor no momento em que ele se relaciona com as empresas. A partir deste exercício, aplicando diferentes metodologias, o Design de Serviços pensa em como criar as condições para que o usuário tenha uma experiência satisfatória ou, melhor ainda, altamente positiva. O resultado, é claro, depende do setor em que o serviço é prestado. As necessidades e expectativas serão diferentes na área da saúde, financeira ou de gastronomia, por exemplo, mas o Design de Serviços tem ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa.

93_gimsf_design-para-servicos_840x415

Buscar formas de facilitar o check out em estabelecimentos comerciais, como em mercados ou lojas de departamento pode ser considerado um tipo de design de serviço. Oferecer alguma facilidade que aumente a fidelidade do consumidor e faça com que ele acabe consumindo mais em uma loja, como o frete grátis para clientes que possuem um cartão exclusivo da loja, por exemplo, é outro caso em que o objetivo é facilitar e propiciar uma boa experiência ao cliente.

Podemos concluir, portanto, que o Design de Serviços busca entender um problema e analisar todas as variáveis possíveis para melhorar a qualidade e a interação entre o estabelecimento e o consumidor. Engana-se quem acredita que o Design de Serviços se aplica somente em instituições privadas. Setores públicos também podem ser beneficiados por esta ferramenta, diminuindo a burocracia e facilitando o contato do cidadão com órgãos públicos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

 

04 de Setembro de 2024

Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: