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Franquias

Expansão

Quanto maior a fatia do pão, menos geleia!

atualizado em: 16/12/17
Oca Bertaso

Oca Bertaso

Ponto de Referência

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A forma não interessa tanto nesse momento, mas sim a analise do momento do negócio, para que antes de qualquer manobra, se tenha a certeza de que o crescimento é viável.

Assim começamos o artigo, que tem como propósito falar sobre a expansão do negócio, quer seja por ter um maior número de filiais, quer seja para entrar no sistema de franquias. A forma não interessa tanto nesse momento, mas sim a analise do momento do negócio, para que antes de qualquer manobra, se tenha a certeza de que o crescimento é viável. O objetivo é lhe colocar em estado de alerta, levantar vários questionamentos para saber se já está realmente na hora de expandir ou se ainda tem muito tema de casa para fazer.

Para instigar a reflexão podemos usar um dito popular: “o apressado come cru”! Ou quem sabe outro: “a pressa vai, o erro fica”! Na verdade, os dois têm praticamente o mesmo sentido. Quando fazemos as coisas fora do tempo, quando ainda não é o momento correto, a chance de errarmos é grande. Isso serve para tudo, para praticamente qualquer situação. Para o nosso assunto aqui não poderia ser diferente: expandir no momento errado pode ser a maior catástrofe anunciada para o seu negócio.

Sabe aquela fome desesperada para expandir, crescer, abrir cada vez mais lojas? Pois bem, só dá certo quando se aprendeu tudo [ou quase tudo!] sobre o negócio. Caso contrário, o efeito é como geleia na torrada, quanto maior o pão, menos geleia, menos consistência. Espere para expandir: a hora certa é quando você tem pleno conhecimento dos processos que fazem o seu negócio dar os resultados positivos.

O propósito aqui não é dar uma receita de bolo, tipo um passo a passo. Entretanto, vamos dar a largada para as reflexões pensando em 3 dilemas que considero fundamentais para seguir com a ideia da expansão adiante:

  •  Posso expandir dentro da própria unidade? Esse é o primeiro dos grandes dilemas, porque quando o negócio está de vento em popa pensamos que já é sucesso, mas… será que não dá para expandir a venda por metro quadrado? Será que não dá para expandir a venda por vendedor? Será que não dá para expandir o valor do ticket médio? Enfim, são vários fatores para analisar. Um resultado positivo não significa um bom resultado (se o resultado pode ser maior ainda, é porque ainda não é suficiente bom). Pense nisso!
  • Sou Local ou sou global? Uma  loja especializada em cuias para chimarrão com certeza não teria tanto sucesso em outros estados quanto no Rio Grande do Sul. Exageros a parte, temos que pensar nisso! Não só no produto em si, mas também no nome e em todos os aspectos do negócio. É necessário esse questionamento para ver se terá a mesma aderência em outras cidades e outros estados. Infelizmente, tem negócios que nasceram para ser locais.  Ou felizmente, quando a gente descobre isso antes de sair expandindo por outras bandas.
  • Consigo reaplicar o negócio da mesma forma? Para isso é necessário ter processos bem definidos. Simplificando, é ter o COMO fazer em todos os aspectos do negócio.

Não encerramos o assunto, mas, sem dúvida, com esses três dilemas já dá para se iniciar o papo sobre expansão. Lembrando sempre que, para ir de uma loja para várias pode ser fácil e rápido — agora, para voltar para uma ou quem sabe até nenhuma, o processo é mais rápido ainda.

O melhor conselho do universo para encerrar o caso é: cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

 

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