
Mais buscados: MeI CREDITO Sei boas praticas consultoria

Augusto Martinenco
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Franquia é um dos formatos de maior sucesso e é retratado na sua baixa taxa de mortalidade. Se você se interessa por isso e não possui todo recurso, o acesso a crédito pode te dar essa força. Mas primeiro, pense bem! Um pré-requisito para abrir uma empresa é ter parte significativa do recurso que precisará ser colocado no novo negócio. Não falo isso só pela exigência do franqueador, mas sim por começar a empresa com uma dívida e logo ter que pagar as parcelas (antes mesmo de se consolidar e gerar resultados). Não se trata só de analisar a taxa de juros e o prazo de pagamento. Avalie se a geração de caixa projetada será suficiente para pagar as parcelas e todo o resto.
Então, vamos ver quais são os recursos disponíveis e como acessá-los:
1º passo
Converse com a franqueadora e veja se ela permite que você financie a abertura da primeira unidade. Se a resposta for positiva, veja se ela possui parceria com alguma instituição financeira. Muitas franqueadoras possuem convênio com os bancos, tendo linhas de financiamento especiais e limites pré-aprovados.

2º passo
Os principais bancos possuem linhas de financiamento para franquias com condições diferenciadas. Com o apoio da franqueadora, o risco deste financiamento é menor, por isso as taxas de juros tendem a ser menores que o normal, e os prazos de pagamento e a carência são um pouco maiores. Algumas opções:
Banco do Brasil
https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/empresas/bb-simplifica/franquias#/
Bradesco
https://banco.bradesco/html/pessoajuridica/parcerias-e-oportunidades/franquias-e-negocios/index.shtm
Caixa Econômica Federal
http://www.caixa.gov.br/empresa/franquias/Paginas/default.aspx
Santander
https://www.santander.com.br/conta-pessoa-juridica/ofertas/franquias
3º passo
Você precisará apresentar garantias para obter o financiamento. O Sebrae possui o Fampe (Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas), que poderá ajudá-lo na composição de até 80% dessas garantias. Atualmente, Banco do Brasil, Bradesco e Santander aceitam o fundo de aval como garantia nas suas operações com franquias. Veja aqui os detalhes: Fampe
Se você chegou até aqui, imagino que avaliou o impacto do financiamento no seu negócio e analisou as principais ofertas do mercado, inclusive de garantias complementares. Agora, lembre-se de que existem outras opções para capitalizarmos um negócio:
Para saber mais sobre as vantagens em custos, prazos, instalações, planejamento e independência do sistema de franquias acesse o nosso e-book “Como comprar uma franquia?”
Veja Mais
Evento
Dados relevantes sobre o food service em franquias no primeiro dia da ABF Week
Mercado
Você é uma empresa de turismo? Saiba por onde começar no comércio online
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.