Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Túlio Josué Pinheiro dos Santos
Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS
Muito já se ouviu falar sobre o que são as redes de cooperação, suas vantagens e desvantagens, as percepções de valor dos empresários envolvidos nesse modelo organizacional, etc. Mas é igualmente importante entender a representatividade das redes de cooperação no Rio Grande do Sul e seus elos fortes para o Estado e seu desenvolvimento. Vale lembrar que as redes de cooperação não possuem uma classificação específica que categorize essas empresas. Assim, fica mais complexo ainda de mapear onde estão, quais seus segmentos e quantas empresas compõem cada rede. Elas não possuem unidade jurídica pré-determinada ou CNAE. Porém, esses são assunto para um próximo capítulo. É crucial destacar que algumas pautas já foram e estão sendo levadas para debate e validação das redes de cooperação no Brasil. Mas, vamos ao que interessa.
O último estudo para mapeamento das redes de cooperação no Brasil foi feito em 2014, e no RS o número de redes registrado foi de 162. Acredita-se que essa quantidade tenha evoluído. Mesmo com esse número pequeno de redes, elas aglomeram mais de 17 mil empresas no Estado. O RS lidera o número de redes em todo o País. Se comparado com São Paulo, temos 45% a mais de redes. Outro ponto importante é que sua divisão em setores se concentra em comércio e serviços (72%), seguidos de indústria (21%) e agronegócio (7%). Além disso, esses grandes setores se dividem ainda mais nas grandes cadeias produtivas.
Percebe-se que as cadeias com maior volume de redes de cooperação são as de turismo e alimentos e bebidas, bem representadas por hotéis, vinícolas e supermercados. Vale destacar ainda que o item multissegmento compreende setores como academias, mecânicas automotivas, materiais de construção, escolas, redes de informáticas, etc., que se agrupam em redes para aumentar sua competitividade no mercado.
As redes estão mais presentes nas regiões metropolitana do Estado, Sinos, Caí e Paranhana, Serra Gaúcha e na região Noroeste. Concentradas nos principais municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Caxias do Sul e Ijuí.
Com alguns desses números, é possível entender um pouco sobre as redes de cooperação no Estado e onde estão localizadas. Mas existem outros dados que demonstram que melhorias ainda podem ser feitas e que definem o perfil do empresário gaúcho quando o assunto é cooperação. Em uma pesquisa com alguns empresários do ramo, foi possível identificar que:
Com esses dados, é possível perceber que existem questões e gargalos específicos para fortalecimento das redes de cooperação no Estado. Apesar de ser um modelo promissor e que traz grandes vantagens para as MPEs, é necessário um olhar voltado à liderança, à expansão de negócios e à união de redes de cooperação para aumento da competitividade e melhoria no relacionamento entre empresas. Tendo em vista que esses dados e informações não restringem os estudos para compreender ainda mais este tema, se fazem necessárias ações para identificar os fatores que levam os empresários a agirem de forma individualista e não cooperada, acarretando uma redução do nível de confiança, desintegração e uma possível saída da rede de cooperação. Além de ampliar mais o foco para solucionar pontos restritivos e fortalecer as vantagens desta atuação. O Sebrae RS já trabalha com algumas soluções para melhorar o relacionamento e que podem ser utilizadas nesses grupos.
Veja Mais
Evento
Dados relevantes sobre o food service em franquias no primeiro dia da ABF Week
Negócios
Quer abrir uma franquia, mas não tem todo o dinheiro? Veja as opções
Mercado
Você é uma empresa de turismo? Saiba por onde começar no comércio online
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.