Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MeI CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Grãos em Sistema Integrado

Exemplos de Sucesso

Integrar culturas para agregar valor

atualizado em: 17/07/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O objetivo principal da integração de culturas é intensificar o processo de sustentabilidade no agronegócio do Brasil

Imaginar um diálogo no início dos anos 2000 onde alguém tentasse convencer um pecuarista a desenvolver alguma cultura de lavoura ou um agricultor a desenvolver alguma criação é imaginar uma tarefa árdua. Imagine ainda se a tarefa fosse o convencimento para levar as duas atividades paralelamente, aproveitando os intervalos sazonais. Não é difícil calcular que muitos diriam que seria inviável. Felizmente, para o bem do crescimento de nosso agronegócio, alguns produtores toparam a ideia, e o fato é que a integração da lavoura com a pecuária já é uma atividade de sucesso tanto no aspecto ambiental quanto no aspecto econômico.

Uma pesquisa com a safra 2015/2016 realizada pelo Kleffman Group apontou uma área de mais de 11 milhões de hectares de sistemas integrados de produção. Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul são os Estados de destaque quando o assunto é integração lavoura/pecuária/floresta. Dentre os modelos classificados, 83% eram de integração de pecuária com lavoura.

Benefícios como manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da atividade agropecuária, aumento da rentabilidade por hectare, melhor aproveitamento da propriedade e a melhoria do bem-estar animal são destacados pela boa aceitação da política de integração. No grupo dos pecuaristas, 84% se declararam satisfeitos com os resultados obtidos.

Integrar culturas para agregar valor

Histórico da integração

Se no início dos anos 2000 tal integração ainda era rara, a segunda década do novo milênio trouxe novas perspectivas. O ano de 2012 foi um marco importante para o desenvolvimento da cultura de integração lavoura/pecuária/floresta. Uma parceria público-privada denominada Rede Fomento ILPF foi fundada com o envolvimento das empresas Cocamar, Dow AgroScience, John Deere, Parker, Syngenta e Embrapa. O objetivo principal era intensificar o processo de sustentabilidade no agronegócio do Brasil.

A utilização do financiamento privado associado ao orçamento da Embrapa possibilitou o atendimento a todas as regiões do País através de 97 URTs (Unidades de Referência Tecnológica) com disponibilização de apoio técnico e capacitação dos produtores interessados em aplicar o modelo em suas propriedades. Ou seja, foi um exemplo prático de que integrar as culturas é o caminho para agregar valor às propriedades e ao que é produzido nelas.

Atento a essa evolução da integração a nível nacional, mas também a resultados de pesquisa a nível estadual, o Programa Juntos para Competir – JPC (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS) propôs em 2015 um projeto-piloto de integração lavoura-pecuária na região noroeste, contando com cerca de 90 produtores. O projeto, que se encerra no final de 2018, está sendo um sucesso. No dia 7 de dezembro, em São Miguel das Missões, serão apresentados os resultados técnicos e econômicos, bem como alguns cases de sucesso.

Foi por meio dos excelentes resultados obtidos no projeto-piloto que o JPC também avançou na integração lavoura-pecuária e hoje conta com cinco projetos atendendo cerca de 320 produtores rurais com esta temática, integrando culturas e explorações agropecuárias, pensando um sistema produtivo intensivo, economicamente viável e seguindo os preceitos de conservação ambiental.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Grãos em Sistema Integrado

Tradição e Inovação

Caminhos para a agricultura moderna

Grãos em Sistema Integrado

Técnicas

Mitos e realidades na integração lavoura e pecuária

Grãos em Sistema Integrado

Mercado

Os preços dos produtos agrícolas

Notícias

17 de Janeiro de 2020

Prazo para regularização do Simples Nacional termina 31 de janeiro

SAIBA MAIS

 

17 de Janeiro de 2020

Pequenas empresas gaúchas comercializam R$ 2,84 milhões na Coumoroda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/01/2020 15:30

Estande Estação Moda RS na Feira Couromoda

Sebrae RS Podcast 17/12/2019 18:40

Sebrae RS inaugura Sala Coworking em Santo Ângelo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: